Marabá
31°C
Overcast clouds

Sindecomar convoca filiados para assembleia geral na internet

A sede do Sindecomar, no Núcleo Marabá Pioneira | Foto: Vinícius Soares/Debate Carajás
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio do Município de Marabá e Sul do Pará (Sindecomar) publicou, nesta sexta-feira (31), o Edital de convocação para Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 8/4/2021 (quinta-feira), às 19 horas, na Rua 7 de Junho, nº 961, bairro Marabá Pioneira, em Marabá, no sudeste do Pará, com a pauta “Proposta para nova convenção coletiva de Trabalho” e “Contribuição sindical 2021” sob a coordenação do presidente Márcio Alves.

De acordo com Edital, a base territorial do Sindecomar compreende as cidades de São Domingos do Araguaia; Brejo Grande; Palestina do Pará; Nova Ipixuna; Itupiranga; Eldorado dos Carajás; Curionópolis; São João do Araguaia e Marabá. Devido à pandemia da covid-19, a Assembleia Geral será realizada por meio de uma “live”, na página do Sindecomar na rede social Facebook.

Em respeito ao decreto municipal em vigor, apenas 10 comerciários filiados participarão do evento de forma presencial, obedecendo ao limite de 01 (um) trabalhador por empresa das seguintes áreas comerciais: “comércio de produtos e serviços em geral”; “comércio varejista” e ” lojista e atacadistas de gêneros alimentícios”, conforme conforme quadro de atividades e profissões previstos no Art. 577, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Sindecomar trabalha em recuperação de sede social
Sede social será restrita ao comerciário filiado ao Sindecomar

Filiados em vantagem

A Reforma Trabalhista, aprovada em 2017, Lei n.º 13.567, aprovada pelo Senado Federal retirou vários direitos dos trabalhadores, mas não conseguiu acabar com as entidades sindicais tão necessárias ao trabalhador brasileiro. Devido à nova Lei, a redação da proposta de convenção coletiva/2021 propõe diversos benefícios aos comerciários de Marabá e Região do Carajás.

A diretoria do Sindecomar vai discutir com a direção do Sindicato do Comércio de Marabá (Sindicom) que os benefícios garantidos na convenção coletiva se estendam somente para o trabalhador filiado ao Sindecomar. Essa medida visa ao fortalecimento da entidade sindical e um alívio para as empresas durante esse período de pandemia do coronavírus, porém ainda será debatida e aprovada na Assembleia Geral do dia 8 de abril de 2021.

Direitos trabalhistas como “vale-transporte”, “anuênio”; “estabilidade pós licença maternidade”; “quebra de caixa”; “vale-alimentação”; “folga e cesta básica no dia do aniversário”; “férias do comerciário estudante”; “empréstimo consignado em bancos”; “plano de saúde”, entre outros, serão defendidos apenas para o trabalhador sócio do Sindecomar. O comerciário não sindicalizado não terá acesso a esses benefícios, conforme a nova proposta da convenção coletiva.

De acordo com o presidente Márcio Alves, essa será a primeira vez que o comerciário, filiado ao Sindecomar, vai poder participar, de forma efetiva e democrática, da elaboração da proposta da convenção e acordo coletivo no âmbito do ente sindical. “A diretoria vem trabalhando firme na elaboração da proposta, mas ela ainda vai passar pela análise, alteração e aprovação do comerciário, pois o Sindecomar é a casa do trabalhador. O Sindicato só existe por causa do trabalhador”, finaliza. (Pedro Souza/Debate Carajás)

Flyer de divulgação da Assembleia Geral Extraordinária do Sindecomar

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!