Sindecomar: Após 4 votações anuladas, comerciários marcam data da eleição em Marabá

Crédito: Reprodução

O imbróglio envolvendo a eleição da nova diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Marabá (Sindecomar), desta vez, parece que vai prevalecer a vontade dos trabalhadores, pois hoje (12), foi publicado o Edital de Eleição Sindical, estipulando o período de 14 a 16 de dezembro de 2020 para inscrição de chapas.

A Eleição está marcada para o dia 12/1/2021. O horário de votação se inicia às 8, estendendo-se até às 22 horas. Urnas fixas e itinerantes estarão à disposição do eleitor nos locais de trabalho dos comerciários. De acordo com os trabalhadores, depois de 4 adiamentos, o associado tem o direito de escolher a diretoria do Sindecomar.

Segundo eles, o mandato da atual gestão se encerrou no 23/12/2019 e várias artimanhas jurídicas estão sendo utilizadas para não deixar ocorrer o processo eleitoral, deixando, com isso, os atuais integrantes do Sindecomar se perpetuando no poder, mas sem defender os comerciários da sanha gananciosa da maioria dos empresários de Marabá.

A decisão dos trabalhadores de tomarem ‘às rédeas da eleição’, aconteceu durante uma Assembleia Geral, convocada pelos próprios sindicalizados, no dia 10/12/2020, na sede do Sindicato Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Sudeste do Pará (Sintrarsul) no bairro Velha Marabá.

A Assembleia Geral foi convocada, através de abaixo assinado, por 20% dos trabalhadores, conforme prevê Art. 1°, 10 e 11 do Estatuto do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Marabá. Na plenária da AG, José Marcos de Lima Araújo, foi eleito presidente da Comissão Eleitoral.

“Nos deixem votar e escolher nossos representantes sindicais”, pedem os trabalhadores do comércio de Marabá. Quem assinou o Edital de Eleição Sindical foi o comerciário Wagner Anderson Cavalcante.

Se a Justiça do Trabalho não se permitir ser ludibriada pela gestão com o mandato vencido, como já foi ‘enrolada’, o processo eleitoral acontecerá de forma democrática e transparente em Marabá.

Texto: Pedro Souza | Foto: Correio de Carajás

Crédito: Correio de Carajás

Fonte: Pedro Souza

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!