Marabá
31°C
Few clouds

Sete municípios do Pará na lista dos que mais desmatam a Amazônia

Crédito: Agência Brasil
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Dos 11 municípios que mais desmatam na Amazônia, sete estão no estado do Pará. Altamira ficou em primeiro lugar, seguido por São Felix do Xingu, com 798,2 km e 608,28 km de áreas desmatadas, respectivamente. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) e se referem ao período de agosto de 2019 e julho de 2020.

Segundo dados do Inpe, Altamira (PA), São Félix do Xingu (PA), Porto Velho (RO), Lábrea (AM), Novo Progresso (PA), Itaituba (PA), Apuí (AM), Pacajá (PA), Colniza (MT), Portel (PA), Novo Repartimento (PA) somaram 3.963,75 km² de desmatamento entre agosto de 2019 a julho de 2020. O número representa 40,5% do total perdido na Amazônia no mesmo período: 9.780,56 km². A cidade de Novo Repartimento, 11ª no ranking, não aparece na lista de prioridades do governo.

A agropecuária é apontada como a causa de 90% da perda de vegetação natural do Brasil, incluindo os outros biomas, como Pantanal e Cerrado. Entre as 10 cidades com os maiores rebanhos bovinos do país está São Félix do Xingu.

Nesta quarta-feira, 10, o vice-presidente Hamilton Mourão disse que o governo irá focar a fiscalização em uma lista de cidades que concentram “70% dos crimes ambientais.  As ações serão prioritariamente pelos órgãos civis, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Fonte: Roma News

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!