Marabá
25°C
Clear sky

Sespa lança cartilha de saúde bucal para os povos quilombolas

Em linguagem acessível, publicação reforça a prevenção de doenças bucais como a cárie e adoção de medidas simples que ajudam a manter a saúde da boca e dentes
Foto: Reprodução

Organizada e editada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a “Cartilha de saúde bucal para quilombolas” foi lançada na quinta-feira (12), durante as ações do Governo do Estado ocorridas em Bragança, nordeste do estado.

A publicação faz parte das ações da Sespa de valorização dos povos quilombolas e contém informações sobre como fazer uma higienização de forma correta e eficaz. Orienta ainda sobre a utilização certa do fio dental, a limpeza adequada da língua e da escova de dental. “A medida tem o objetivo orientar essas populações dentro das próprias comunidades. É o Governo do Estado também presente na rotina dos quilombolas”, explica a odontóloga e coordenadora de Saúde Bucal da Sespa, Alessandra Amaral.

Amaral reforça que manter a higiene da boca em dia é fundamental para prevenir problemas, como a cárie e as doenças periodontais. Essas doenças podem e devem ser prevenidas como parte dos cuidados gerais em saúde. “Quando dentes e/ou gengivas são afetados, não somente a saúde bucal fica prejudicada, mas também a saúde como um todo. Afinal, boca e corpo estão conectados. Doenças como a periodontite colocam o paciente em maior risco para diabetes ou doenças cardiovasculares”, alerta.

A cartilha também recomenda que rotina de autocuidado deve ser mantida com a boca, sempre escovando os dentes, no mínimo, três vezes ao dia (cada escovação deve ter a duração de aproximadamente dois minutos), além de utilizar o fio dental todos os dias.

Para o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, a orientação para a prevenção de doenças bucais, sobretudo a cárie, é essencial no exercício do cuidado prestado às pessoas quilombolas como medida preventiva, a fim de orientar para que os problemas dentários não se tornem complexos. (Com Agência Pará)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!