SEDUC realiza formação para professores de tempo integral em Marabá

O evento, sediado no auditório da Faculdade Anhanguera, em Marabá, reúne educadores de diversas localidades, incluindo Marabá, Xinguara, Tucuruí, Parauapebas, Conceição do Araguaia e Tucumã
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, às 08h, teve início um evento de formação continuada que promete impulsionar o desempenho de professores de escolas de tempo integral na região. A parceria entre a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) e o renomado Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) viabilizou este encontro formativo, que está previsto para encerrar na quarta-feira (6), às 18:00.

O evento, sediado no auditório da Faculdade Anhanguera, em Marabá, reúne educadores de diversas localidades, incluindo Marabá, Xinguara, Tucuruí, Parauapebas, Conceição do Araguaia e Tucumã, que atuam em escolas de tempo integral. A iniciativa busca aprimorar as habilidades pedagógicas desses profissionais e fortalecer o compromisso com a qualidade da educação oferecida aos alunos.

Prof. Magno Deleon, Diretor da 4° Diretoria Regional de Educação (4° DRE), em Marabá. Foto: Reprodução

Agenda de Capacitação:

O evento oferece uma programação diversificada, composta por temas de relevância para o ensino em período integral. A seguir, destacamos alguns dos principais tópicos abordados:

Abertura Institucional: A cerimônia de abertura oficial do evento reforçou o compromisso das instituições envolvidas com a educação de qualidade.

Bases e Fundamentos: Os participantes tiveram a oportunidade de explorar os princípios fundamentais que sustentam o ensino em período integral.

Metodologias de Sucesso: O evento dedicou espaço para discutir práticas pedagógicas eficazes, incluindo o “Projeto de Vida” e “Práticas Experimentais”.

Metodologias de Sucesso – Eletivas e Estudo Orientado: Serão exploradas estratégias como a oferta de disciplinas eletivas e o estudo orientado, buscando enriquecer o currículo dos alunos.

Práticas Educativas – Tutoria: A importância da tutoria como ferramenta de apoio ao aprendizado foi discutida, ressaltando seu impacto positivo na formação dos estudantes.

Práticas e Vivências em Protagonismo: Os educadores serão incentivados a promover a participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem.

Protagonismo na Escola da Escolha (JP/ICE): O conceito de escola da escolha e como promover o protagonismo dos estudantes foram temas centrais nesta seção.

Tecnologia de Gestão Educacional: A integração de tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem será abordada, destacando sua importância na atualidade.

As Primeiras Ações na Escola: A capacitação encerrará com orientações práticas sobre como aplicar os conhecimentos adquiridos na rotina escolar.

Foto: Divulgação

Este evento de formação continuada é uma oportunidade importante para os professores de tempo integral enriquecerem suas práticas pedagógicas e contribuírem ainda mais para o desenvolvimento educacional dos alunos. A parceria entre a SEDUC e o ICE demonstra o compromisso com a melhoria constante do sistema educacional na região, fortalecendo a educação de qualidade como prioridade no Pará. (Portal Debate)

Foto: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!