Seduc inscreve professores para intercâmbio nos EUA

Voltada para docentes efetivos que lecionam a disciplina de língua inglesa no ensino médio, a iniciativa oportuniza o profissional a realizar um curso de intercâmbio, nos Estados Unidos

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Aperfeiçoamento para professores de língua inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI).

Voltada para docentes efetivos que lecionam a disciplina de língua inglesa no ensino médio, a iniciativa oportuniza o profissional a realizar um curso de intercâmbio, nos Estados Unidos. As inscrições irão até o dia 20 de março, por meio do email [email protected].

O programa de intercâmbio é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, em parceria com a Seduc, e tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana, que inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e, também, no uso de tecnologias em educação.

Além de contribuir para a melhoria do ensino nos países dos participantes, transformando seus professores em líderes/multiplicadores que, ao retornarem para seus respectivos países, aplicarão e compartilharão suas experiências e novas habilidades com seus colegas e alunos.

O programa acontecerá entre os meses de agosto a dezembro de 2024 e incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes no DAI possam interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e estudantes nos Estados Unidos.

Para se candidatar, o interessado deverá ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana; possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010; ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês; ter proficiência em inglês; ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio; ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal; despender atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular; será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior. Os educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (ILEP) e versões anteriores do Fulbright DAI não são elegíveis para essa chamada.

Os candidatos passarão por três seleções, a estadual, nacional e internacional, sendo que na fase estadual, conduzida localmente, a avaliação deverá ser feita pela Seduc, preferencialmente, levando em conta o projeto individual que será avaliado em todas as etapas de avaliação nacional e internacional. Na etapa nacional, que será organizada em três fases, as propostas serão avaliadas por comitê constituído por especialistas indicados pela Comissão Fulbright e Consed. Já na internacional, todas as candidaturas dos países participantes do programa Fulbright DAI serão revisadas por um comitê composto por especialistas em educação em Washington, D.C. O comitê recomendará as candidaturas para considerações finais e aprovação do J. William Fulbright Foreign Scholarship Board (FFSB).

Inscrição – A inscrição para a etapa estadual da Seduc, o candidato deverá enviar identificando no assunto – INSCRIÇÃO FULBRIGHT DAI 2023-2024, os seguintes documentos: FY24 Fulbright DAI Application, Leave Approval Form em inglês e traduzido para o português (preenchidos e assinados pelo Diretor da Escola), o Currículo resumido, Institutional Support And Reference Form (preenchido e assinado pela Coordenação Pedagógica da Escola), a cópia de um Documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte válido), bem como a cópia do histórico escolar e diploma da licenciatura em Língua Inglesa. Caso o candidato seja selecionado, o visto com o de acordo será dado posteriormente pelo Secretário Adjunto de Educação Básica da Seduc, Júlio Meireles.

Mais informações e documentação necessária, no site da Seduc.

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