Às 8 horas da manhã de hoje (21), a Secretaria Municipal de Educação foi ocupada por centenas de trabalhadores da educação em Marabá. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) vinha dando demonstração, há vários meses, de insatisfação da entidade sindical, com os rumos das políticas educacionais em Marabá.

A pauta reivindicada pelo movimento é enorme. De acordo com um fly publicado, nas redes sociais, a categoria estaria exigindo a progressão funcional, pagamento de retroativos, implantação de hora-atividade, concessão de reajuste para servidores de apoio, gratificação de risco, reajuste do Visa-vale, pagamento do piso salarial 2016, promoção horizontal, pagamento de dobra turno 100%, jornada 12×36 e reajuste do piso salarial 2019.

Em contato com a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Marabá, foi informado que a gestão do município não irá se pronunciar a respeito da ocupação da Secretaria de Educação nem sobre a pauta de reivindicações, publicizada pelo Sintepp e que reconhece o direito de greve dos trabalhadores públicos de Marabá.

Redação