Saúde da mulher: prefeitura realiza ações na zona rural de Marabá

As atividades fazem parte da campanha “Março Lilás”.
Crédito: Reprodução

Para promover a saúde das mulheres que residem na zona rural do município de Marabá, sudeste do Pará, a Prefeitura por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem intensificado ações que têm como objetivo estimular a prevenção de doenças, como por exemplo o câncer de colo do útero.

No próximo dia 26 de março, a UBS Luiza Pereira da Silva, localizada na Vila Capistrano de Abreu, vai realizar um evento voltado para conscientização sobre medidas preventivas, diagnósticos e cuidados em relação à doença.

De acordo com a enfermeira, Josefa Veloso, durante a ação as participantes terão atendimentos como: testes rápidos (ISTS), coleta de PCCU (Exame preventivo do câncer do colo do útero- Papanicolau), requisição de mamografias e consultas. As atividades fazem parte da campanha “Março Lilás”.

A enfermeira ressalta que a ação do “Março Lilás” é de grande importância para conscientização e prevenção do câncer do colo do útero, doença grave, que acomete um expressivo número de  mulheres em todos os Brasil.

Ela alerta que a ausência de um rápido diagnóstico, dificulta o tratamento e por isso muitas mulheres morrem vítima da doença. Sobre as medidas prevenção ela garante que “a melhor forma de prevenção é a vacinação contra HPV para as adolescentes e o exame preventivo PCCU, o famoso Papanicolau que deve ser realizado em mulheres que têm vida sexual ativa. O exame possibilita a identificação de feridas uterinas. O tratamento imediato evita que as feridas evoluam e se tornem câncer”.

O que é câncer do colo do útero?

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras, são totalmente curáveis na maioria das vezes e, se não tratadas, podem, após muitos anos, se transformar em câncer.

As lesões precursoras ou o câncer em estágio inicial não apresentam sinais ou sintomas, mas conforme a doença avança podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor, nem sempre nessa ordem. Nesses casos, a orientação é sempre procurar um posto de saúde para tirar as dúvidas, investigar os sinais ou sintomas e iniciar um tratamento, se for o caso. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!