Rio Tocantins fica abaixo da cota de alerta após enchente histórica

Medição nesta quinta-feira é de 9 metros e 90 centímetros. Mesmo com o recuo considerável, a orientação ainda é que as famílias não voltem para casa
Foto: Portal Debate

Depois de uma enchente histórica, a maior dos últimos 20 anos, o nível do Rio Tocantins segue recuando e já está abaixo da cota de alerta em Marabá, no sudeste do Pará. Na manhã desta quinta-feira (10), a régua fluviométrica instalada na Seção Fluvial do Exército marcava 9 metros 90 centímetros, uma redução de 16 centímetros nas últimas 24 horas – ontem a medição era de 10 metros e 6 centímetros.

A cota de alerta para inundações, vale lembrar, é de 10 metros, e foi estabelecida há alguns anos para indicar que as primeiras famílias já começaram a ser afetadas. Com o crescimento demográfico de Marabá, as primeiras famílias já começam a ser expulsas de casa com o rio marcando 8 metros.

A Eletronorte, que divulga o Boletim Informativo de Vazões e Níveis, não está conseguindo acompanhar o recuo do Rio Tocantins em Marabá. De acordo com o órgão, o rio ainda estaria na marca de 10 metros amanhã (11), mas a realidade das águas por aqui é bem diferente.

A diferença, no entanto, é natural, pois as previsões tomam por base o nível do Tocantins no Lago de Tucuruí, onde ele está marcando hoje

Enquanto isso, centenas de famílias permanecem nos abrigos públicos em Marabá, em virtude da possibilidade de o rio voltar a subir. Essas mesmas famílias protestaram, nos últimos dias, por cestas básicas, colchões e outros insumos, que já estão sendo distribuídos pela Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social.

Mesmo com o recuo considerável, a orientação ainda é que as famílias não voltem para casa, considerando que as cheias geralmente ocorrem no início de março e a previsão é de mais chuva para a região. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!