Reitor da Unifesspa participa de reunião com presidente Lula sobre fim da greve nas universidades federais

Na oportunidade, Lula deve anunciar um aumento do orçamento de custeio das instituições e um reforço da verba para investimento em obras, pelo PAC
Reitor Francisco Ribeiro está em Brasília-DF para reunião que pode decidir ou não pelo fim da greve nas universidades e institutos federais do país | Foto: Reprodução

MARABÁ (PA) — O reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Francisco Ribeiro da Costa, confirmou presença na reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta segunda-feira (10). A reunião visa a tentar fechar um acordo para encerrar a greve que já dura mais de 50 dias nas universidades e institutos federais. Na oportunidade, Lula deve anunciar um aumento do orçamento de custeio das instituições e um reforço da verba para investimento em obras, pelo PAC.

O Ministério da Gestão informou que não será possível atender à reivindicação dos professores de um aumento salarial de 7,06% neste ano, além dos 9% em janeiro de 2025 e de 5,16% em 2026. Em contrapartida, o presidente deve anunciar investimentos nas universidades, uma das demandas dos grevistas, para compensar a falta de recursos para reajustes salariais este ano.

A reunião, que ocorrerá a partir das 9h30 no Salão Oeste do Palácio do Planalto, contará também com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. Francisco Ribeiro da Costa foi o mais votado pela comunidade acadêmica na consulta realizada em 27 de maio para continuar na Reitoria da Unifesspa por mais quatro anos, até 2028. Ele deverá tomar posse em 16 de setembro deste ano, caso seja nomeado pelo presidente da República. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!