Marabá
27°C
Scattered clouds

Rede wi-fi com nome esquisito pode desativar internet do iPhone

É importante evitar se conectar ao wi-fi de redes que tenham o símbolo de percentagem no nome
Mas de acordo com o engenheiro Carl Shou, que compartilhou a informação, não é preciso se preocupar | Foto: Freepik
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Quem adora uma wi-fi disponível e aberta? Porém, é necessário sempre se atentar a essa facilidade. Mais um suposto bug no iPhone foi detectado, mas dessa vez envolvendo as configurações de acesso à interneti. Ao que parece, quando o celular da Apple encontra uma rede pública com o nome “%secretclub%power”, a capacidade de o aparelho se conectar ao sinal é automaticamente desativada.

De acordo com o engenheiro Carl Shou, que compartilhou a informação, não é preciso se preocupar. Segundo ele, o problema permanece mesmo quando o celular é reiniciado e basta uma redefinição dos ajustes de rede para o celular voltar a funcionar.

O engenheiro ganhou visibilidade há algumas semanas quando presenciou uma falha de conexão bem parecida também envolvendo o iPhone. Com outro nome, uma rede wi-fi impedia o funcionamento do aparelho era: “%p%s%s%s%s%n”.

O problema é simples de resolver para a maioria das pessoas, mas segundo Shou, foi preciso aplicar muita energia até chegar ao resultado. Após a descoberta do primeiro bug e as alterações de configuração feitas inicialmente, a redefinição dos ajustes de rede não foi suficiente para fazer o wi-fi voltar a funcionar.

O engenheiro com a ajuda de outros pesquisadores chegou a conclusão que, apenas duas formas de contornar a situação: apagando o iPhone totalmente ou editando um arquivo .plist do backup, removendo os nomes maliciosos das redes de de wi-fi. Shou já entrou em contato com a equipe de segurança da Apple, mas ainda não teve retorno.

Com a descoberta, alguns donos de iPhone tentaram reproduzir o erro em casa, mas não deu certo. Outros pessoas mostraram que realmente redes com “%” podem causar problemas no celular. Tudo porque o símbolo de porcentagem, seguido de uma letra, é utilizado na programação, para definir uma variável. Por exemplo, na Linguagem C, temos o uso de “%n”, para contar o número de caracteres dentro em uma linha de código.

O que se entende, o sistema de wi-fi do iPhone entra em colapso quando lê uma rede com “%s” no nome por dar início a uma tarefa de programação, que leva a um uso aleatório e elevado da memória do celular. Para evitar que ela seja corrompida, o iOS encerra o processo e desabilita as conexões sem fio. A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. (Com UOL)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!