Marabá
25°C
Overcast clouds

Quarteto que marcou história na política ganha homenagem póstuma em Marabá

Asdrubal Bentes, Nagib Mutran Neto, José Sidney e Tiago Batista Koch foram homenageados em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (27)
Sidney, Asdrubal, Nagib e Tiago faleceram nos últimos anos, mas deixaram legado de serviço ao município | Foto: Reprodução
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ — Em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Marabá (CMM) prestou homenagem a quatro políticos que perderam a vida nos últimos anos – três deles vítimas de covid-19. A cerimônia foi marcada por depoimentos emocionantes sobre Asdrubal Bentes (ex-deputado federal), Nagib Mutran Neto (ex-prefeito e ex-vereador), José Sidney (ex-vereador) e Tiago Batista Koch (ex-vereador).

A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, Pedro Corrêa Lima, mas também contou com a participação das seguintes autoridades na mesa: Walmor Costa, representando o prefeito municipal, Tião Miranda; Odilon Vieira, enviado pelo secretário Regional de Governo, João Chamon Neto; tenente-coronel William Ribeiro de Santana, representando o general Giovani Moretto, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva; os vereadores Miguel Gomes Filho, Alecio Stringari, Pedro Corrêa, Cristina Mutran, Marcelo Alves e Frank do Jardim União.

O vereador Marcelo Alves iniciou seu discurso falando do legado deixado pelos homenageados. Para ele, todos os quatro têm destaque e lugar guardado na história de Marabá.

Alecio Stringari disse que todos foram homens públicos muito dedicados. O vereador nominou e falou de cada um e dos trabalhos realizados por eles em favor de Marabá.

O presidente da Casa, Pedrinho Corrêa, disse que, com a sessão solene, a Câmara reconhece os grandes serviços prestados por essas personalidades a Marabá. “Não há palavras que possam descrever esses homens para a história e o desenvolvimento desta cidade. É um reconhecimento por suas trajetórias em prol do município. Nosso maior respeito às famílias de todos eles”.

Esposa do ex-vereador e prefeito Nagib Mutran, a vereadora Cristina Mutran disse estar muito emocionada com a solenidade. Ela afirmou que não é fácil o momento, mas se sente contemplada porque Nagib não teve a oportunidade de um funeral digno. “Esta homenagem, hoje realizada, preenche a lacuna de não podermos ter feito o velório por causa da pandemia”.

Foto: Ascom CMM/Divulgação

O vira-casaca

O vereador Miguelito fez uma viagem no tempo para falar do amigo Asdrubal Bentes, desde a década de 1980, até quando se tornou prefeito de Salinas, superintendente do Getat, depois deputado federal e superintendente do Incra.

“Eu era torcedor do Remo e virei a casaca para o Paysandu por influência do Asdrubal. Entrei na política por causa do Nagib Mutran e devo a ele tudo que aprendi no universo político”, disse.

Alessandra Bentes, filha do ex-deputado Asdrubal, agradeceu a homenagem que a CMM realizou. Ela afirmou que o evento proporciona dignidade para a memória de seu pai, e que quando ele faleceu ninguém sabia quase nada da doença. “Desde que soubemos dessa homenagem, nós, da família, nos sentimos muito agradecidos”.

Isabel Ferreira da Silva, irmã do ex-vereador Sidney, se emocionou pela homenagem e disse que toda a família agradece ao Poder Legislativo. Ela afirmou que o irmão faz muita falta: “era um bom pai, bom esposo e um excelente amigo”.

Klauber Rodrigues Barros, cunhado de Tiago Koch, agradeceu a homenagem prestada a sua memória e ao legado político que deixou em Marabá. Afirmou que um dos refúgios do ex-vereador era a sua fazenda. “O legado que o Tiago deixou em Marabá é muito grande. Como vereador fez o possível. O Tiago está em um bom lugar, porque antes de partir fez um compromisso com Deus”, sustentou. (Com informações da Câmara Municipal de Marabá)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!