Moradores prometem interditar BR-230 em protesto contra Equatorial Energia

Moradores reclamam de constantes quedas de energia e dizem que a concessionária não dá a mínima para resolver as demandas da população
Trecho da BR-230 próximo a Palestina do Pará - Crédito: Reprodução

Moradores da cidade de Palestina do Pará, localizada às margens do Rio Araguaia, no sudeste do Pará, estão organizando uma grande manifestação, neste sábado (18), às 16h, no entroncamento da BR-230, com a estrada vicinal de acesso ao centro urbano de Palestina.

O protesto, denominado “Equatorial Basta”, vai cobrar da Equatorial Energia uma solução para as constantes quedas de energia elétrica na região de Palestina do Pará. O “vai e vem” da corrente elétrica causa enormes prejuízos à população, comerciantes e afasta as grandes empresas da cidade da Região do Araguaia.

De acordo com o vereador “Sezostrys da Saúde”, o serviço prestado pela concessionária não dá conta de abastecer a Vila Porto da Balsa, Vila Posto Fiscal nem o centro da cidade de Palestina. “Queda de energia e a queima de eletrodomésticos atazanam a vida dos moradores”, reclama o parlamentar.

O vereador afirmou ao Debate Carajás que já enviou nove ofícios à gerência da empresa em Marabá, mas a Equatorial faz “ouvido de mercador” e nunca deu as caras em Palestina para resolver o problema. “Um grupo de vereadores está colhendo assinaturas para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), a “CPI da Energia”, para exigir uma solução institucional para se resolver o problema da falta de luz.

A empresa Globo Verde Mineração, localizada às margens da Rodovia Transamazônica (BR-230), está com sua produção mineral quase parada porque a oscilação da energia impede o funcionamento das pesadas máquinas. A empresa estaria funcionando com energia gerada por um grupo de geradores movidos a óleo diesel.

A população reclama que a Globo Verde Mineração,  a  maior empresa instalada na cidade de Palestina do Pará, na área de beneficiamento do calcário agrícola, está deixando de criar centenas de empregos, diretos e indiretos, porque não existe o fornecimento de uma energia elétrica de qualidade por parte da Equatorial Energia.

A ausência de um escritório da Equatorial Energia em Palestina é outro ponto negativo que irrita a população. “Quando existe um aumento exagerado na conta de luz ou a falta de energia, a gente não tem para quem reclamar, porque o escritório mais próximo fica em São Domingos do Araguaia, distante cerca de 65 km de Palestina”, protesta o morador Antônio Viegas Souza.

A organização do movimento não confirmou para a Reportagem a interdição do tráfego na BR-230, amanhã às 16h, mas como o protesto está marcado para o trevo de acesso ao centro urbano de Palestina, está na cara que o trânsito será interrompido na Rodovia Transamazônica e só Deus sabe quando o protesto será encerrado. Os motoristas deverão ficar atentos neste trecho da estrada. (Pedro Souza – Portal Debate Carajás)

Pátio da Globo Verde Mineração – Crédito: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!