Prof. Fábio Rogério, Diretor de Ensino Urbano Foto: Reprodução

Com início das aulas previsto para o dia 20 de janeiro de 2020, segunda-feira, os professores pertencentes à Rede Municipal de Ensino de Marabá retornarão para as 105 escolas, urbanas, no dia 17/1/2020, sexta-feira. A primeira atividade dos educadores será participar de uma ‘Reunião de Alinhamento Pedagógico’, desenvolvida em cada unidade de ensino pelas equipes gestoras. A Rede Municipal de Ensino possui 52.109 alunos e 982 professores, regentes de turma, lotados na área urbana de Marabá.

De acordo com Prof. Fábio Rogério Rodrigues Gomes, Diretor de Ensino Urbano,  no período de 20 a 24 de janeiro, os técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estarão visitando as escolas, da zona urbana, em uma atividade conhecida como ‘acolhimento e recepção aos alunos’, com atividades dinâmicas e diferenciadas.

No período de 5 a 7 de fevereiro, será realizado o planejamento pedagógico que irá nortear as atividades escolares, baseado na Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Pedagógica em Rede, visando a uma melhor metodologia a ser utilizada pelo professor em sala de aula. “Todos os educadores receberão a formação continuada de acordo com a modalidade de ensino e a formação do educador”, afirmou Fábio Rogério. 

Matrícula on-line

“O sistema de matrícula on line da Semed foi implantado em 2019, houve alguns percalços, mas foram corrigidos e aperfeiçoados em 2020”, relatou o Diretor de Ensino Urbano. Ele assegurou ainda que os pais que não conseguiram matricular o filho, via internet, poderão se dirigir a Diretoria de Ensino Urbano para resolver o problema. “Ninguém ficará sem estudar”, garantiu.

Matrícula em creches

Segundo Fábio Rogério, por força de lei, as creches são obrigadas a matricular os alunos a partir de 4 anos, na modalidade conhecida como Jardim I. Crianças com três anos de idade, só serão matriculadas se houver vagas nas unidades de ensino infantil de Marabá, no chamado Maternal. O Prof. assegurou ainda que o ano letivo 2020 está todo planejado e será desenvolvido no decorrer do ano letivo. Ao todo, Marabá possui 203 escolas municipais, distribuídas nos espaços urbano e rural.

Pedro Souza