Comitiva Paraense participará do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau em Ilhéus, Bahia.
Uma comitiva composta por oito produtores de diferentes regiões do Pará e servidores de órgãos estaduais, incluindo a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), representará o estado no Festival Internacional do Chocolate e do Cacau de Ilhéus, Bahia – Chocolat Festival. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Ilhéus, iniciando nesta quinta-feira (20) e encerrando no próximo domingo (24).
Os produtores paraenses, provenientes dos municípios de Brasil Novo, Altamira, Novo Repartimento, Medicilândia e Mocajuba, têm sua participação financiada pelos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).
Além dos representantes da Sedap, a programação contará com a presença de técnicos da Emater, da Adepará e da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Juntos, eles participarão de discussões sobre a ameaça da monilíase na lavoura de cacau na Amazônia.
O Chocolat Festival, que ocorre em Ilhéus desde 2009, é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina, reunindo toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final.
Dulcimar Melo, engenheira agrônoma da Sedap, revelou que a próxima edição do festival ocorrerá em Belém, junto com o Flor Pará, no período de 17 a 20 de agosto, no Hangar. (Portal Debate, com A voz do Xingu)


