Marabá
27°C
Scattered clouds

Primeiro prefeito de Parauapebas, Faisal Salmen morre aos 68 anos

Figura controversa politicamente, Faisal foi amado por muitos e odiado por outros tantos durante a carreira política
O médico e ex-prefeito de Parauapebas Faisal Salmen | Foto: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Faleceu na noite desta sexta-feira (23) o médico Faisal Salmen. Ele foi o primeiro prefeito de Parauapebas e geriu o município no período entre 1989 e 1992.

Figura controversa politicamente, Faisal foi amado por muitos e odiado por outros tantos durante a carreira política. Era um líder político de discurso fácil, cultura invejável e que sabia como poucos como tratar o eleitor. Conhecia profundamente o município que ajudou a fundar no final da década de 80 e pelo qual trabalhou durante boa parte de sua vida. Foi, também, deputado estadual e vereador.

Em meados de 2019, Faisal foi diagnosticado com um adenocarcinoma de intestino. Foi operado e teve sérias complicações no pós-operatório, sendo necessárias duas novas abordagens cirúrgicas de urgência. Ficou internado em UTI e recebeu alta dois meses após o procedimento. Todavia, de lá pra cá, o ex-prefeito jamais se recuperou totalmente, vindo a óbito na noite desta sexta-feira, ainda sob sequela das cirurgias a que foi submetido.

O corpo de Faisal Salmen será velado na Câmara Municipal de Parauapebas a partir das 15h deste sábado e seu sepultamento está marcado para as 18h no Cemitério local.

Em nota expedida no início da manhã deste sábado, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas informa, com pesar, a decretação de luto oficial por 3 dias. No Palácio dos Ventos, sede do executivo municipal, as bandeiras estão a meio-mastro em homenagem ao ex-gestor. Confira a íntegra da nota:

“É com muito pesar que o governo municipal recebe a notícia do falecimento de Faisal Faris Mahmoud Salmen Hussain, primeiro prefeito de Parauapebas.

Faisal foi chefe do Executivo de Parauapebas logo após a emancipação do município, no período de 89 a 92. Deixou um legado de obras e de serviços.

Sua atuação como médico pediatra é lembrada por muitos parauapebenses, especialmente por quem residia na cidade na década de 80. Sua relação com as pessoas do município ultrapassava as barreiras políticas.

Faisal também foi eleito deputado estadual, representando com vigor a região de Carajás. Parauapebas perde um grande líder político.

A Prefeitura de Parauapebas decretou luto oficial de três dias. O velório será realizado na Câmara de Vereadores, a partir das 15 horas deste sábado, 24.

Nesse momento de dor, o governo municipal se solidariza com a família e amigos enlutados. Que o consolo divino conforte seus corações”. (Com Agência Carajás)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!