PRF prende caminhoneiro com rádio que intercepta satélite dos EUA

Além disso, foram encontradas em posse do passageiro do caminhão diversas cartelas de comprimidos de anfetamina
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu nesta quinta-feira (24), no km 630 da BR-230 (Rodovia Transamazônica), em Altamira, no sudoeste do Pará, um caminhoneiro suspeito de utilizar um rádio clandestino. O equipamento, que foi apreendido, interceptava sinais de satélites dos Estados Unidos e é usado por criminosos para se comunicar sem serem alcançados pela fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na mesma ação, a PRF também aprendeu 119 comprimidos de anfetamina, que estavam na carroceria de uma caminhonete.

De acordo com a PRF, as apreensões foram realizadas durante fiscalização. O rádio foi descoberto durante abordagem a um caminhão na BR-230. A equipe notou que havia uma antena instalada na carroceria, de forma disfarçada, popularmente conhecida por antena satélite “bolinha”. Ao verificar no interior do caminhão, encontraram o aparelho instalado.

O equipamento, diz a PRF, utiliza sinal de satélite norte-americano e não possui autorização de uso e nem homologação pela Anatel. O rádio viabiliza a comunicação a longas distâncias e é comumente utilizado na região entre organizações criminosas que transportam madeira irregular e demais ilícitos, para avisarem uns aos outros sobre fiscalizações no caminho do transporte.

Além disso, foram encontradas em posse do passageiro do veículo diversas cartelas de comprimidos de anfetamina. Diante dos fatos, condutor e passageiro foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Altamira, para a realização dos procedimentos cabíveis.

Foto: Divulgação/PRF

Mais apreensões

Seguindo na fiscalização, a equipe fez mais um flagrante de transporte de anfetamina, que estavam na carroceria de uma caminhonete. Ao todo, foram apreendidos 119 comprimidos.

De acordo com a PRF, durante a abordagem, a equipe solicitou os documentos de identificação dos três ocupantes do veículo, momento em que um dos passageiros pegou sua documentação no interior de uma sacola na carroceria e permaneceu com a sacola em mãos, afirmando para os policiais ter apenas roupas em seu interior.

No entanto, após verificação, a equipe constatou a presença de diversos comprimidos de anfetamina, do tipo Nobésio Extra Forte. Após os procedimentos, o passageiro, que seria responsável pela droga, foi encaminhado à delegacia. (Portal Debate, com Agência PRF)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!