PRF apreende caminhão carregado de madeira ilegal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Na manhã de segunda-feira (2), a Polícia Rodoviária Federal flagrou um caminhão, transportando madeira, de forma ilegal, no km 630, da BR 230, no município de Vitória do Xingu, sudoeste paraense.

O flagrante ocorreu por volta das 8h30, quando os agentes receberam a informação de que no local conhecido como “Desvio do Ramal dos Cocos”, havia um caminhão carregado de madeira, e em virtude do excesso de peso, estaria estagnado. Os policiais se deslocaram até o referido local e constataram o fato.

Em abordagem, foi solicitado ao condutor do veículo VW/24.250 CNC 6×2, cor prata, que apresentasse as documentações da carga, o mesmo informou que não possuía a Guia Florestal, apenas a Nota Fiscal, configurando irregularidade, já que ambos os documentos são obrigatórios. Indagado, o condutor afirmou que a carga foi embarcada no Município de Uruará/PA, e teria como destino o município de Maceió/AL.

Além disso, confirmou que o embarcador lhe orientou a não passar pela barreira de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, a fim de camuflar as ilegalidades do transporte. Por fim, foi realizada a cubagem da carga, onde chegou-se a um total de 20,37 m³ de madeira ilegal.

É evidente que no município de Vitória do Xingu e regiões próximas, madeireiras estão funcionando na clandestinidade, sem a devida licença ambiental que é concedida pelo órgão ambiental competente, gerando cada vez mais prejuízos ambientais em decorrência da extração ilegal de madeira.

Diante do flagrante de crime ambiental evidenciado acima, o condutor do caminhão foi autuado por transportar madeira sem licença válida para todo o tempo da viagem outorgada pela autoridade competente. O veículo e a carga foram encaminhados à Secretaria do Meio Ambiente/Altamira, para adoção das medidas administrativas previstas em lei.

PRF

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!