Presos fazem motim e testemunhas relatam agentes penitenciários feridos em presídio do Pará

Crédito: Agência Brasil

Presos custodiados no Complexo Penitenciário de Americano (CRPP II), localizado em Santa Izabel do Pará, Região Metropolitana de Belém, realizam na tarde desta quarta-feira, 26, uma tentativa de motim. As informações são de testemunhas.

Segundo informações de testemunhas, há presos e agentes penitenciários no local. Há relatos de que presos tomaram a pistola de um servidor e efetuou disparos, mas outros agentes de segurança reagiram e balearam quatro presos.

Os presídios paraenses contavam com atuação da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), do Departamento Penitenciário Nacional, mas agora a responsabilidade é apenas do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Administração Penintenciária (Seap).

Agentes da FTIP deixaram os presídios paraenses na última segunda-feira, 24. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, “Antes da chegada da FTIP os presos ficavam soltos e dormiam em barracos construídos por eles mesmos, eram constantes as fugas, motins e conflitos com outras forças de segurança, o que dificultava a atuação dos órgãos da execução penal.”

Em texto, eles afirmam que houve a retomada de controle pela Força, “além das instalações de procedimentos e rotinas penitenciárias, toda área externa foi limpa e reformado um galpão para abrigar os presos que saem para trabalhar, mas que dormem na unidade.” O Portal Roma News entrou em contato com a Seap e aguarda mais informações. Uma pessoa que passava no local durante a ação filmou o movimento.

Assista:

Fonte: Roma News

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!