Prefeitura nega existência de organização criminosa na Secretaria de Obras de Canaã dos Carajás

Crédito: Reprodução
Na tarde de notem (28), a Prefeitura de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, negou o conteúdo da matéria publicado no Blog O Antagônico, hospedado em Belém. A Prefeitura afirmou que o Blog noticiou informações inverídicas, pois afirmou haver a existência de um esquema milionário de corrupção, embutido em um contrato de limpeza urbana, sob a execução do Secretário de obras,  Zito Augusto.
.
De acordo com O Antagônico, os membros da “organização criminosa” se dividiam em diversos núcleos para obtenção de propinas, mas a Prefeitura de Canaã dos Carajás negou as informações contidas na matéria. Além disso, Zito Augusto e servidores comissionados, supostamente envolvidos na denúncia, repudiaram a publicação e solicitaram uma retratação pública por parte do site O Antagônico.
.
No entanto, os fatos narrados na Notícia Crime (notitia criminis), protocolada na Delegacia de Polícia Civil de Canaã dos Carajás, por Lorranny Ribeiro Rosa, moradora da Avenida Princesa Isabel, bairro Liberdade I, em Parauapebas, carecem muito mais que simples fotos e nota para atestar a existência da prestação do serviço contido no contrato.
.
O Contrato nº 20199195, no valor de R$33.722.736,00, abrange a instalação de uma balança rodoviária; serviço de varrição de ruas; serviço de coleta de lixo; limpeza de vias públicas e gestão do aterro sanitário. A Prefeitura de Canaã negou as supostas irregularidades e emitiu a nota abaixo Leia:
.
A Prefeitura de Canaã dos Carajás tomou ciência de uma reportagem publicada no site O Antagônico em 27 de abril de 2021. O governo municipal repudia veementemente a publicação do veículo e reitera que há uma série de informações inverídicas divulgadas.

De fato, a Prefeitura de Canaã tem contrato firmado com a empresa Transcidades Serviços Ambientais, responsável pela coleta de lixo na cidade. A empresa atua em Canaã há dois anos e tem prestado serviços de qualidade à população.

No entanto, não procede a informação de que não há uma balança instalada no aterro controlada para pesagem dos resíduos. A balança está instalada no local, tem certificação do Inmetro, está funcionando perfeitamente e é utilizada diariamente pelos profissionais da empresa.

O governo também repudia a acusação de que “há uma organização criminosa” envolvendo servidores públicos municipais e responsáveis pela empresa. A Prefeitura reafirma que todo o trabalho desenvolvido pela empresa e governo é baseado na ética, transparência e respeito ao patrimônio público, de modo que não procedem as informações de que a empresa emite notas falsas para receber repasses mensais.

A Prefeitura de Canaã dos Carajás lamenta a postura adotada pelo portal de notícias e informa que está apurando quem são os responsáveis pela reportagem e fará pedido de retratação pública.

Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás

.

A denúncia, se for comprovada, se revestirá de natureza grave, porém a tarefa de fiscalizar as supostas irregularidades caberá ao Ministério Público do Estado do Pará (MPP), não à Polícia Civil. O delegado que recebeu a notícia crime deverá enviar o documento para o MP a quem cabe fiscalizar a aplicação do erário público. (Portal Debate Carajás)

Balança Rodoviária está instalada – Crédito: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!