Marabá
29°C
Clear sky

Prefeitura intensifica fiscalizações em Marabá

Órgãos realizaram diversos tipos de fiscalização
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A Divisão de Vigilância Sanitária de Marabá (Divisa) mudou o foco da fiscalização de suas equipes, no final de semana. A partir de agora, o órgão vai concentrar as vistorias dos estabelecimentos quanto ao cumprimento das normas sanitárias para fins de licenciamento.

Com isso, as equipes da Divisa passam a inspecionar se os estabelecimentos cumprem as medidas de higiene, como o bom armazenamento de alimentos e bebidas nos refrigeradores, se os equipamentos como ar condicionado estão em boas condições e se os laudos de dedetização e desratização estão em dia. Foram oito estabelecimentos vistoriados, três notificados e três orientados.

Apesar disso, as vistorias referentes ao cumprimento dos decretos municipal e estadual referentes à pandemia do coronavírus não ficarão de lado, cumprindo uma escala especial.

“Nossas equipes de vistoria ficarão a postos para as denúncias referentes aos decretos contra a pandemia. Por meio do (94) 3323-2020, a população, Polícia, Departamento de Trânsito (DMTU) e Guarda Municipal (GMM) poderão entrar em contato para fazer as denúncias”, ressalta o coordenador da Divisa, Daniel Soares.

O número funcionará entre 8h e 1h da manhã. Segundo o coordenador, caso seja verificado que as denúncias são verdadeiras e os estabelecimentos estejam descumprindo os decretos, eles serão autuados com multa ou interdição parcial.

Material para soltar pipa foi apreendido

Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Marabá (GMM) realizou a Operação “Cerol Não” e apreendeu duas carretilhas e 10 latas com cerca de 1.500 metros de linha com cerol.

A GMM também auxiliou, no sábado (5), na operação integrada de combate à covid-19, em conjunto com Divisa, Polícia Militar, GMM e DMTU, das 20h às 23h nas áreas comerciais na Nova Marabá e Marabá Pioneira.

Os agentes também auxiliaram o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) em blitz nos Núcleo Cidade Nova e na Avenida Sororó resultando em 13 automóveis e 3 motocicletas removidas ao pátio do DMTU durante o final de semana.

A GMM seguiu com as rondas diárias em vias e praças públicas. No domingo (6), agentes realizaram rondas em pontos de grande movimento, como Feira das Laranjeiras, Feira da Folha 28, Feira do Pôr do Sol, Orla da Velha Marabá e Avenida Paraíso, no bairro Liberdade.

Para solicitar atendimento em ocorrências, o número da GMM é o 153.

Segurança Patrimonial

O Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) seguiu com as rondas preventivas no Hospital Municipal de Marabá (HMM) e Hospital Materno Infantil (HMI) a fim de evitar furtos, resguardar o patrimônio público e promover segurança aos colaboradores e pessoas que utilizam os serviços.

Equipamento de som apreendido pela Semma

Meio Ambiente

Durante o final de semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da GMM, atuaram na verificação de ocorrências de poluição sonora e na dispersão de aglomerações em vias públicas.

Foram 41 denúncias atendidas. Os núcleos Cidade Nova e Nova Marabá registraram, cada um, 20 ocorrências atendidas. Também foram realizadas seis notificações em lugares com o som acima do nível permitido e duas apreensões de caixas amplificadas.

A SEMMA recebe denúncias presencialmente de segunda a sexta-feira das 8h às 14h e pelo Linha Verde Marabá que atende pelos seguintes telefones: 3312-3350/98198-3350/99233-0523. (Divulgação)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!