Prefeitura inaugura Feira Coberta da Folha 28 em Marabá

A nova estrutura levará o nome do falecido Paulo Firmino de Sousa, conhecido como “Paulo da 28”, antigo morador da Folha 28, e ex-presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes e Feirantes de Marabá (Sinvafemma).
Foto: PMM/Ascom

Na tarde da próxima quinta-feira (19), o Prefeito Sebastião Miranda (PSD) participará da cerimônia de inauguração da nova Feira Coberta da Folha 28, às 17h, localizada no canteiro central da Avenida VP-8, Núcleo Nova Marabá. A nova estrutura levará o nome do ex-presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes e Feirantes de Marabá (Sinvafemma), Paulo Firmino de Sousa, conhecido como “Paulo da 28”, antigo morador da Folha 28, em Marabá, no sudeste do Pará.

A obra foi iniciada no dia 14 de março de 2022, pela empresa Athenas Incorporadora, Empreendedora e Serviços Eireli, vencedora da licitação, e teve o custo inicial de R$ 695.104,03. A “Feirinha da Folha 28” existe há bastante tempo. Ela é uma das feiras mais conhecidas de Marabá. Os feirantes ficavam “espremidos” no local de serviço, mas com a construção do novo espaço, haverá melhores condições de trabalho para os vendedores e clientes.

Paulo Firmino de Sousa – Foto: Arquivo familiar

Quem foi Paulo Firmino de Sousa?

O cearense da cidade de Quixadá chegou a Marabá, no mês de março de 1974. No início, a família se instalou no Bairro Marabá Pioneira, onde Paulo Firmino morou e trabalhou, como ambulante, até o ano de 1977, na antiga Feira da Avenida Getúlio Vargas. Com a expansão da cidade, a família mudou-se para a Folha 28, local onde os descendentes residem até hoje.

De acordo com o filho Paulo Firmino de Sousa Júnior, conhecido como “Professor PJ”, seu pai foi pioneiro na comercialização de produtos na Feira da Folha 28. O então feirante lutou muito contra a administração do ex-prefeito Haroldo Bezerra para que não fossem construídos uma praça e um estacionamento no local onde funcionou, durante várias décadas, a conhecida “Feirinha da Folha 28”, e junto com os demais feirantes “venceram a batalha política”.

Paulo Firmino foi um eterno lutador em defesa dos feirantes da Folha 28. Ele foi o idealizador e fundador da Associação dos Feirantes da Folha 28. Anos depois, ajudou a criar o Sindicato dos Vendedores Ambulantes e Feirantes do Município de Marabá (Sinvafemma). Entidade sindical que presidiu entre os anos de 1992 a 2004. Em nome dos familiares, o “Professor PJ” agradeceu a Prefeitura Municipal de Marabá (PMM) por colocar o nome de seu pai na nova Feira Coberta da Folha 28.

“Paulo da 28” chegou a ser candidato a vereador pelo PSDB, em 1996, obteve 306 votos, mas não foi eleito, em Marabá. Ele faleceu no dia 10 de junho de 2004, em Belém (PA), vítima de um infarto do miocárdio. Casado com Claudomira Carvalho Miranda de Sousa, ele deixou 12 filhos; 22 netos e 4 bisnetos. Segundo os parentes, Paulo Firmino amava a Terra de Francisco Coelho. Nos últimos dias de vida, ele chegou a dizer que gostaria de morrer em sua cidade do coração: Marabá. (Pedro Souza/Portal Debate)

Foto: PMM/Ascom

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!