MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ – A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nota de esclarecimento sobre a situação do Pronto-Socorro do Hospital Municipal de Marabá (HMM). Segundo o órgão, a unidade recebe diariamente pacientes de diversos municípios da região, muitos deles sem a devida regulação prévia, o que contribui para o cenário de superlotação enfrentado pelo hospital.
Ainda conforme a nota, mesmo diante dessa realidade, uma paciente da zona rural do município de Anapu deu entrada no HMM sem regulação às 14h37 da última sexta-feira (20). De acordo com a Secretaria, em menos de sete horas, a paciente, que apresentava quadro de dor abdominal difusa, recebeu assistência integral e qualificada, com acesso a exames especializados e avaliação por médicos especialistas.
Durante o período de atendimento, foram adotadas as seguintes condutas: avaliação inicial por clínico geral; realização de exames de imagem, como raio-X e tomografia; exames laboratoriais; avaliação por cirurgião geral, que indicou endoscopia e colonoscopia; além de avaliação pela gastroenterologia, com realização dos exames indicados.
Até o momento, há possível diagnóstico de hemorroida prévia, permanecendo a paciente sob acompanhamento e cuidados da equipe multiprofissional da unidade. A Secretaria também esclareceu que a senhora que aparece em vídeo divulgado em perfis nas redes sociais é acompanhante da paciente atendida.
Por fim, a Prefeitura informou que tem intensificado os esforços para a entrega do Novo Pronto-Socorro, atualmente com 80% do projeto concluído. A nova estrutura foi planejada para ampliar a capacidade de atendimento, garantir maior organização dos fluxos assistenciais e proporcionar acolhimento adequado e humanizado aos pacientes que procuram o HMM.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o Pronto-Socorro do Hospital Municipal de Marabá (HMM) recebe pacientes de diversos municípios da região, boa parte das vezes sem a devida regulação prévia, o que contribui para o cenário de superlotação enfrentado diariamente pela unidade.
Ainda assim, mesmo diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta wue a paciente M.A.O., oriunda da zona rural do município de Anapu, deu entrada no HMM, sem regulação, às 14h37 desta sexta-feira, 20 de fevereiro. Em menos de sete horas, a paciente, que apresentava quadro de dor abdominal difusa, recebeu assistência integral e qualificada com acesso a exames especializados e avaliação por médicos especialistas.
Em menos de 7h da permanência da paciente no HMM, foram adotadas as seguintes condutas assistenciais: Avaliação inicial por clínico geral; Realização de exames de imagem (raio-X e tomografia); Realização de exames laboratoriais; avaliação por cirurgião geral, que indicou endoscopia e colonoscopia; e Avaliação pela gastroenterologia, com realização dos exames indicados;
Até o momento, há possível diagnóstico de hemorroida prévia, permanecendo a paciente sob acompanhamento e cuidados da equipe multiprofissional.
É importante esclarecer que a senhora que aparece em um vídeo divulgado em perfis nas redes sociais trata-se da acompanhante da referida paciente.
A Prefeitura de Marabá tem intensificado os esforços para a entrega do Novo Pronto-Socorro, que já se encontra com 80% do projeto concluído.
A nova estrutura foi planejada para ampliar a capacidade de atendimento, garantir maior organização dos fluxos assistenciais e proporcionar acolhimento adequado e humanizado a todos os pacientes que buscam atendimento no HMM.
(Com Secom PMM)


