Marabá retoma vacinação contra covid após chegada de doses da Pfizer

Além das unidades básicas de saúde, a vacinação acontece no Partage Shopping
Crédito: Reprodução

O município de Marabá, no sudeste do Pará, retomou a campanha de vacinação nesta terça-feira (30) após a chegada de uma nova remessa de vacinas da Pfizer. Os imunizantes, segundo a prefeitura, foram distribuídos às unidades básicas de saúde e ao ponto de vacinação no Partage Shopping.

Até esta sexta-feira (3), a vacinação contra covid-19 para 1ª, 2ª e 3ª doses será realizada no Partage Shopping, das 10h às 17h, e nas unidades básicas de saúde da zona urbana, das 8h às 17h.

1ª dose

A primeira dose é aplicada em pessoas acima de 12 anos, incluindo todas os grupos chamados em etapas anteriores, entre eles as grávidas e puérperas (precisam apresentar atestado médico). Documentos necessários são RG, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e declaração. Pessoas entre 12 a 17 anos precisam estar acompanhadas de um responsável legal.

2ª dose

Pessoas com a 2ª dose atrasada devem procurar os locais de vacinação para completar o ciclo vacinal e garantir a imunização. Quem tiver 8 semanas completos da 1ª dose de pfizer e astrazeneca podem antecipar a 2ª dose. Para esse público basta apresentar cartão SUS, CPF, carteira de vacinação e declaração.

Crédito: Reprodução

Viajantes internacionais

Além disso, pessoas que vão viajar para destinos internacionais poderão antecipar a 2ª dose dos imunizantes, sendo preciso intervalo mínimo de 21 dias da 1ª dose de Pfizer e 28 dias da 1ª dose da Astrazeneca. Os viajantes internacionais, que tomaram as duas doses de Coronavac, poderão receber a terceira dose de outro imunizante, desde que tenham intervalo mínimo de 28 dias da 2ª dose.

Lembrando que é necessário apresentar comprovação da viagem internacional. As orientações podem ser estendidas a outros familiares (pai, mãe, filhos e cônjuges) sendo comprovada a viagem ao exterior.

3ª dose

Todas as pessoas com mais de 18 anos que tenham cinco meses completos podem tomar a dose de reforço. Outra categoria que recebe a 3ª dose são os imunossuprimidos, com 28 dias ou mais da 2ª dose, que devem apresentar atestado ou laudo médico especificando o motivo da vacinação.

São considerados imunossuprimidos, pessoas com o sistema imune deficiente seja por um doença congênita ou outras condições, a exemplo de pacientes em tratamento oncológico, em hemodiálise, transplantados, com HIV/AIDS e ainda pacientes com imunodeficiência primária grave e pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatripina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe e Abatacepte.

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!