Prefeitura de Marabá vai apresentar projetos ligados à agricultura familiar na Expoama

O espaço será uma vitrine dos principais projetos executados pela Seagri junto à agricultura familiar do município.
Créditos: Reprodução
A Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) 2023, que acontecerá entre os dias 1 e 9 de julho, no Parque de Exposições, contará pela primeira vez com um estande da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri). O espaço será uma vitrine dos principais projetos executados pela Seagri junto à agricultura familiar do município.

O estande contará com as unidades demonstrativas. Cada unidade será voltada para um dos projetos executados pela Seagri junto à agricultura familiar, como por exemplo: suinocultura, avicultura, apicultura, piscicultura, horta, hidroponia e pastejo rotacionado.

Nesse sentido, a equipe de assistência técnica da secretaria atuará nessas unidades demonstrando como cada projeto é colocado em prática. Além disso, alguns produtores atendidos pelos projetos também estarão presentes.

Marcos Eleres, secretário adjunto de Agricultura

“Então, o visitante vem, além de fazer o tour em nosso estande, vai poder visitar as unidades demonstrativas. Ou seja, aquilo que está de fato dentro da zona rural, a gente vai trazer aqui para a zona urbana, através desse evento da Expoama e através dos técnicos, dando treinamento e mostrando aos visitantes o quanto a secretaria, a gestão tem investido na zona rural de Marabá”, explica o Secretário Adjunto de Agricultura, Marcos Eleres.

A Seagri também levará para a Expoama 2023, demonstrações de seu maquinário como tratores e escavadeiras hidráulicas, que também prestam suporte aos agricultores atendidos.

Para Marcos Eleres, o espaço também é importante para ressaltar os avanços que a secretaria experienciou nos últimos anos no fortalecimento da agricultura familiar, ampliação de feiras do produtor por toda a cidade, que hoje são 13, para o escoamento da produção.

“Vai ser um espaço muito bom para os produtores e um espaço muito bom para as pessoas que estão vendo tudo aquilo que tem acontecido na zona rural de marabá. Para nós, vai ser um momento muito especial. É muito importante essa parceria tanto da iniciativa privada, poder público, as instituições, onde mostra que de fato a zona rural de Marabá tem sido uma base para a questão da alimentação, a venda para a merenda escolar, que tem crescido. Isso tudo mostra o quanto a secretaria tem produzido”, reitera o secretário.

Parceria

O estande da Seagri terá parceria com a Secretaria Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários de Marabá (Seaspac) para abordar a temática de combate ao assédio e violência contra a mulher durante a Expoama. A equipe da secretaria entregará materiais informativos, além de prestar orientações.

Priscila Veloso, secretária adjunta de Assistência Social

“No momento em que a população vier olhar e observar os programas e projetos que são desenvolvidos aqui pela Seagri, nós estaremos aqui recebendo também e dando as orientações para as mulheres, para identificação de qualquer tipo de violência contra a mulher, como denunciar e o trabalho que é desenvolvido pela Coordenadoria da Mulher no município. Vai ter também equipe para dialogar e encaminhar para a rede de atendimento”, explica a Secretária Adjunta de Assistência Social, Priscila Veloso. (Com informações da Secom PMM)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!