Marabá
35°C
Clear sky

Prefeitura de Marabá realiza Dia “D” da Família na Escola

Equipes da Semed foram às ruas da cidade divulgar e convidar os pais para participar da ação
Crédito: Reprodução Secom PMM

Logo cedinho, nesta sexta-feira, dia 6, oito equipes da Secretaria Municipal de Educação se uniram para um adesivaço em pontos estratégicos dos cinco núcleos urbanos de Marabá, iniciando a mobilização das famílias e da comunidade para o Dia D da Família na Escola, neste sábado, 7, em todas as escolas da rede municipal de educação. Mais do que confraternização, será um momento de reflexão sobre o papel de professores e familiares na educação de mais de 50 mil alunos de nossa rede.

O professor Fábio Rogério Rodrigues Gomes, diretor de Ensino Urbano da Secretaria Municipal de Educação, lembra que há mais de oito anos a Prefeitura de Marabá realiza o Dia D da Família na Escola, evento definido em calendário anual. A ideia é levar os pais a um ambiente de co-responsabilização, sensibilizando-os da importância de contribuir com o processo de recomposição da aprendizagem, severamente prejudicado em razão da pandemia.

“Este é um momento de conscientização e reflexão, uma oportunidade dos pais terem contato com a produção escolar dos filhos. É importante ressaltar que o dia D é comemorado em todo o país por orientação do Ministério da Educação. Em cada ano é sugerida uma ideia de tema gerador sobre o qual a Secretaria de Educação e as unidades escolares se organizam e confeccionam cartazes, banners, camisetas e adesivos”, explica.

Fábio ressalta que, embora a homenagem às mães faça parte da cultura escolar, o dia é importante para abranger além dessa figura – que é importantíssima – e abraçar as demais configurações familiares. “Até porque nem todas as crianças moram com suas mães. Alguns residem com os pais, outros com os avós ou tios. Então é o dia de trazer a família para a escola”, conclui. Apresentações culturais e esportivas, jogos, são algumas das intervenções presentes na programação de cada escola.

A secretária municipal de Educação, Marilza Leite, também conclama as famílias para este dia de diálogo e compartilhamento da realidade dos estudantes. “Essa parceria entre família e educadores se faz cada vez mais importante e necessária. Estamos precisando de todo o apoio possível para fortalecer o ensino e os pais e responsáveis são imprescindíveis”, reconhece. (Portal Debate com informações da Secom)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!