Prefeitura de Marabá realiza capacitação para conselheiros e servidores da Assistência Social

A programação é organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Marabá (CMAS) em parceria com outras entidades municipais e estaduais de assistência social.
Crédito: Reprodução PMM

Teve início nesta segunda-feira, 28, no Plenarinho da Câmara Municipal de Marabá, as oficinas de capacitação de conselheiros e trabalhadores do Serviço Único de Assistência Social (SUAS) de diversos órgãos. A programação que é organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Marabá (CMAS) em parceria com outras entidades municipais e estaduais de assistência social segue até amanhã (29).

O SUAS é o serviço que reúne as frentes de trabalho voltadas para a assistência social em todas as esferas de governo, a fim de garantir os direitos básicos às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.

O público-alvo da programação são servidores, gestores e técnicos que atuam nos conselhos municipais de defesa de direitos, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar e todos os órgãos que atuam na área assistencial.

Segundo o o Presidente do CMAS, Edson Aires, A capacitação é fundamental para, sobretudo para fortalecer parcerias. “O conselho está funcionando como deve e estamos unindo os conselhos para que possam trabalhar juntos. Hoje necessitamos de parcerias para que possamos solucionar os problemas com mais equidade e facilidade. O tema é voltado tanto para os conselheiros como aos trabalhadores do SUAS. É preciso que eles tenham essa capacitação para dar o melhor trabalho aos usuários”, ressalta.

Um dos objetivos das oficinas é explicar como funciona a rede do SUAS, as atribuições de cada entidade, a forma de fazer a prestação de contas, como proceder e quais órgãos acionar diante das situações enfrentadas. De acordo com o Conselheiro Tutelar José Maria Júnior, as oficinas irão agregar conhecimento para que seja desenvolvido um bom trabalho no órgão, com o objetivo de buscar melhorias para a comunidade.

“Para nós do conselho tutelar, como fazemos atendimentos às famílias, precisamos saber o que o município oferece para podermos fazer o encaminhamento e indicar quais os benefícios que devem ser disponibilizados. Tem esses órgãos que agregam o sistema de proteção de crianças e adolescentes. Então, essa capacitação vem trazer um conhecimento muito grande e por isso é importante todos nós estarmos aqui hoje”, observa o conselheiro tutelar.

Estavam presentes os representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal da Pessoa Idosa e demais entidades de proteção social. (Portal Debate com informações da PMM)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!