Prefeitura de Marabá decreta reabertura de bares a partir de amanhã

Bares estavam fechados no município desde março | Foto: Reprodução/Maverick Bar

Marabá, Sudeste do Pará – O decreto municipal de número 195, publicado pela Prefeitura de Marabá nesta quarta-feira (5), autoriza a flexibilização de diversos setores durante fase crítica da pandemia da covid-19, com a ocupação de leitos de UTI no limite. A principal delas é a reabertura dos bares e congêneres, que devem funcionar com 30% da capacidade máxima de pessoas por ambiente e com respeito às medidas preventivas, como uso de máscaras, distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os assentos e higienização com água, sabão e álcool em gel.

Outra notícia comemorada pelo setor, que chega também para restaurantes, lanchonetes e pizzarias, é que o horário de funcionamento vai até as 23h. Antes, os restaurantes e similares estavam funcionando apenas até as 22h. Boates, casas noturnas e casas de show continuam fechadas.

No mesmo decreto, os shopping centers ficam autorizados a funcionar no horário compreendido entre 10h e 21h, durante todos os dias da semana. Os cinemas também podem funcionar limitados a 30% da capacidade total e respeitando as medidas preventivas.

O comércio de rua também celebra flexibilização, sendo liberado para funcionar das 8h às 18h, exceto no domingo. As arenas de futebol, academias de ginástica, quadras esportivas e outros espaços devem respeitar a limitação de 30% da capacidade por ambiente e o horário de 22h.

Nesta esteira, os supermercados, mercados e estabelecimentos afins, que mantiveram as atividades nesse período, devem controlar a entrada de pessoas de modo a respeitar a lotação máxima de 50% da capacidade, inclusive na área de estacionamento de veículos.

Ficam permitidas também as aulas presenciais nas instituições da rede privada de ensino, entidades de ensino superior privadas, ensinos técnicos, cursos preparatórios livres e ensinos pré-vestibular.

Representantes de bares reunidos com o prefeito Tião Miranda na manhã desta quarta-feira (5). Eles entregaram plano de reabertura ao gestor municipal

Os bares estavam fechados no município desde o início de março, quando o governo estadual resolveu alterar a classificação de risco de todas as regiões para a cor vermelha, que indica “alto risco de transmissão na pandemia e baixa capacidade do sistema de saúde”. A época também foi marcada pela imposição de um toque de recolher às 22h.

Este novo decreto é fruto de reunião entre representantes do setor com o prefeito Tião Miranda (PSD) durante a manhã e só vale a partir desta quinta-feira (6), quando será publicado no Diário Oficial dos Municípios do Pará. O cumprimento das disposições será fiscalizado pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), com apoio dos órgãos de segurança municipais.

O último informe epidemiológico do município aponta 17.614 confirmações e 371 mortes pela covid-19. Só no último dia, três pessoas perderam a vida para a doença do novo coronavírus em Marabá, que segue na totalidade da ocupação de leitos de UTI: 100%. (Vinícius Soares/Debate Carajás)

Leia a íntegra do decreto

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!