Marabá
35°C
Clear sky

Prefeitura de Marabá capacita Agentes Comunitários de Endemias para combater o Aedes Aegypti

Os agentes são responsáveis pelas vistorias de residências, terrenos abandonados e objetos que podem acumular água
Crédito: Secom PMM
Os Agentes Comunitários de Endemias (ACE’s) participaram de uma capacitação na manhã do dia 6, no auditória da Secretaria Municipal de Educação ( Semed) . O encontro proporcionou o fornecimento de informações claras e objetivas  acerca do novo larvicida,  utilizado no combate ao mosquito da dengue.  Os agentes são responsáveis pelas vistorias de residências, terrenos abandonados e objetos que podem acumular água.  A aplicação do produto deve ser feita de forma correta para que o resultado seja potencializado, na eliminação dos focos.  A coordenadoria de endemias, responsável pelo levantamento dos casos de doenças como Dengue, Zica Vírus e Chikungunya, verificou alguns casos de dengue em Marabá nos três primeiros meses de 2022.

Para potencializar o combate a endemias, um novo veneno é utilizado.  O Natural DT é o novo larvicida usado pelos agentes comunitários de endemias. “O Ministério da Saúde trocou o larvicida, devido ao mosquito ter ficado mais resistente ao produto antigo”, explica Amadeu Moreira, Coordenador do Departamento de Endemias.

A capacitação teve a duração de três horas e todos os ACE’s estiveram presentes. “A capacitação é muito importante, pois os agentes têm o contato direto nas casas e precisam conhecer bem o produto”, ressalta Amadeu.

Márcia Silva é supervisora de grupo e diariamente está nas ruas fazendo vistoria  e em cada casa que passa, orienta os moradores a  manterem o local sempre limpo e nada de deixar água parada. “Todos os dias visitamos as casas e sempre encontramos focos,  atualmente estamos visitando as casas da Folha 33, o problema é que as vezes não temos acesso a algumas moradias que apresentam resistência a vistoria.”, afirmou a supervisora.

No último apontamento do Liraa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti)   foram registrados focos em todos os bairros de Marabá. O núcleo da Cidade Nova, especificamente o bairro Bela Vista foi notificado com o maior número de casos de proliferação do mosquito. Com a utilização do novo larvicida, a expectativa é que o mosquito seja eliminado de uma forma mais eficaz.  (Portal Debate com informações da Secom PMM)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!