Prefeitura compra medicamento para doença rara em jovem de Marabá

Ganciclovir Sódico 250 mg injetável foi adquirido pela Secretaria de Saúde (SMS), nesta quinta-feira (11).
Hospital Municipal de Marabá - Crédito: Reprodução

O jovem, identificado como Higor de Amorim Carvalho, 20 anos, encontra-se internado no Hospital Municipal de Marabá (HMM), há mais de 20 dias, diagnosticado com uma infecção viral, localizada no globo ocular, na cidade de Marabá, na região sudeste do Pará.

A infecção viral no globo ocular do rapaz exige o tratamento a base do medicamento “Ganciclovir Sódico 250 mg injetável”. O problema é que o remédio não faz parte da listagem de medicações compradas pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS), logo a Prefeitura de Marabá (PMM) não possui legalidade para adquirir o referido medicamento com recursos públicos, sob o risco de cometer o crime conhecido como improbidade administrativa.

Neste tipo de caso, a Justiça precisa autorizar a Secretaria de Saúde (SMS) a adquirir o medicamento ou se realiza a chamada “compra direta”. Medida que já havia sido tomada, há dias, pela SMS, mas o processo demora um pouco devido às regras da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, a chamada Lei de Licitações e Contratos em vigor na legislação brasileira.

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), nesta quinta-feira (11), o Ganciclovir Sódico 250 mg foi comprado e Higor Carvalho está sendo medicado. O paciente continua sob cuidados médicos e, nos próximos dias, deverá estar livre da retinite causada pelo citomegalovírus (CMV). (Portal Debate)

Crédito: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!