O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), retornou nesta terça-feira (16) às atividades administrativas do município, após passar 46 dias em tratamento contra complicações da covid-19.
Ele se reuniu no gabinete com os secretários municipais e conversou acerca das principais ações e programas que estão em desenvolvimento no município. As informações são do G1 Pará.
O gestor também agradeceu ao vice-prefeito, Edilson Moura, que durante o afastamento assumiu as agendas oficiais e esteve à frente da equipe de secretários municipais.
Edmilson ainda será submetido a novas consultas, que devem avaliar semanalmente a situação para liberá-lo, de forma gradual, às atividades, até que ele volte a cumprir a agenda normal.
O prefeito deixou o hospital pela segunda vez em 31 de outubro, após a segunda internação por conta da covid-19 que durou nove dias. Ele contraiu a variante delta da doença e teve uma complicação incomum.
O gestor testou positivo para covid-19 no dia 1º de outubro e deu início ao tratamento ainda em casa. No dia 6 de outubro, foi internado pela primeira vez e recebeu auxílio de oxigenação não invasiva, passando por fisioterapia. Na primeira internação, Edmilson passou 13 dias no hospital. Após esse processo, ele teve alta no dia 19 de outubro.
No dia 23 de outubro, ele retornou ao hospital após apresentar complicações pulmonares. O prefeito teve 70% dos pulmões comprometidos e tinha fortes dores nas costas.
Durante a segunda internação, ele foi submetido a uma cirurgia para drenar uma hemorragia causada por contratura muscular e facilitada pelo uso de medicamentos anticoagulantes necessários ao tratamento pós-covid. Segundo os médicos, Edmilson contraiu a variante Delta da covid-19 e teve “complicação incomum” aos pacientes com a doença.