Pré-candidato, Luciano Dias, intensifica agenda governista em Marabá

Político será o candidato a prefeito do grupo do atual gestor, Sebastião Miranda (PSD), nas eleições de 2024.
Reunião na Vila União - Foto: Divulgação

ELEIÇÕES 2024 – Nas últimas semanas, o pré-candidato, Luciano Dias (PSD), vem intensificando sua agenda positiva de governo, em Marabá, no sudeste do Pará. O vice-prefeito é o nome escolhido pelo grupo político do Prefeito Tião Miranda (PSD)  para sucedê-lo à frente da Prefeitura Municipal de Marabá (PMM), nas eleições do dia 6 de outubro de 2024.

O pré-candidato vem se reunindo com lideranças políticas, visita escolas, postos de saúde, hospitais, participa de inaugurações, realiza vistoria em obras e ouve as demandas mais urgentes das comunidades rurais e lideranças de bairros de Marabá. Neste final de semana, o vice-prefeito visitou a escola da Vila União e manteve reuniões com lideranças políticas de diversas outras vilas, localizadas na Região do Rio Preto, na zona rural de Marabá.

Ao estilo de um “bom mineiro”, sem fazer muito alarde e “comendo o mingau quente pelas beiradas”, o pré-candidato está fortalecendo a sua imagem junto ao eleitor com o trabalho de divulgação das ações do governo Tião Miranda. Não é de graça que o vice-prefeito tem participado de todas as agendas positivas realizadas pela PMM.

Nos últimos anos, Luciano Dias se afastou das secretarias consideradas “problemáticas” como a Saúde, Educação e assumiu de fato a função de vice-prefeito, pois precisava focar em sua pré-campanha. Advogado de formação, ele acompanha Tião Miranda, há anos, e possui larga experiência em gestão pública.

Gestão: Representantes do TCE e Prefeito Tião Miranda dialogam sobre Programa “Conversando com o Controle Interno” - Prefeitura de Marabá - Pa
Luciano Dias e Tião Miranda – Foto: Reprodução

Pesquisa

No mês abril de 2023, de acordo com a pesquisa Doxa, cerca de 70% dos eleitores não sabiam em quem votar para prefeito, em 2024, na cidade de Marabá. Na Doxa Pesquisa, Tião Miranda tinha seu governo aprovado por 70,6%. Já 27,1% desaprovam. Outros 2,3% entrevistados não se manifestaram sobre o assunto.

Todavia, segundo outra pesquisa, encomendada por um grupo de empresários da Terra de Francisco Coelho e realizada na primeira quinzena de junho de 2023, sem registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a chamada pesquisa para “consumo interno”, a qual o Portal Debate teve acesso, este percentual caiu para 58%, entre os eleitores indecisos, pois as “peças do xadrez” foram se movimentando e o quadro eleitoral sofreu alteração.

Este número ainda se encontra alto, porém já indica que a movimentação de vários pré-candidatos começa a mexer com a cabeça do eleitor. Na pesquisa realizada em junho, o Prefeito Sebastião Miranda aparece com aceitação de seu governo acima de 78% do eleitorado.

Destes eleitores, 96% votariam no candidato indicado pelo atual gestor, mas se babe que, durante o processo eleitoral, esse número cai bastante devido à disputa acirrada, embora esses dados estejam “tirando o sono” dos grupos de oposição a Sebastião Miranda.

Na pesquisa estimulada da Doxa, O atual vice-prefeito apareceu com 4,0% em abril de 2023. Cientes dos números publicados pela Doxa Pesquisa, Tião Miranda, à sua maneira, e o pré-candidato intensificaram os trabalhos voltados para a melhoria de vida da população, fortaleceram a agenda de reuniões com lideranças políticas e diversos segmento sociais com o objetivo de fortalecer a imagem do vice-prefeito junto aos eleitores de Marabá.

Na pesquisa para “consumo interno”, estimulada, realizada em junho de 2023, Luciano Dias já apareceu à frente e bem distante do 2º, 3º e 4º colocados na corrida eleitoral. Embora Tião Miranda não tenha lançado seu vice-prefeito como seu sucessor, o estafe do atual gestor garante que Luciano será o candidato do grupo político que comanda a Prefeitura de Marabá, desde o início da gestão do falecido e saudoso Dr. Veloso, em 1996.

Apesar de faltar um pouco mais de 1 ano para o início da campanha, os candidatos de oposição deverão enfrentar o “peso positivo” da gestão Tião Miranda. O histórico das eleições Brasil afora mostra que dificilmente um prefeito com uma aceitação de seu governo bastante alta, não consegue eleger seu sucessor. Mesmo com essa “carta na manga”, Luciano tem gastado a “sola do sapato” em busca da consolidação de seu nome rumo a Prefeitura de Marabá.

Helder Barbalho

Em Marabá, existem diversos candidatos, cantando “em prosa e verso”, que possui o apoio de Helder Barbalho (MDB) para disputar a Prefeitura de Marabá, nas eleições de 2024, mas “como macaco velho não mete a mão em cumbuca”, eu duvido que o governador mostre a cara na Terra de Francisco Coelho durante o processo eleitoral, pois “de doido ele não tem nada”.

O motivo é bastante simples: Helder possui acordo político com o Partido dos Trabalhadores (PT), dialoga com o MDB de Marabá e contou com uma ajuda de Tião Miranda nas eleições de 2022, logo o mandatário do Pará não deverá assumir nenhuma candidatura local. Caso a “neutralidade” do Barbalho realmente aconteça, a candidatura de Luciano Dias será turbinada, porque possui o apoio de Sebastião Miranda.

No entanto, com diz o ditado popular, “ainda tem muita água para passar embaixo da ponte”, porque em política o candidato costuma dormir eleito e acordar derrotado. Além disso, a transferência de votos por parte de Tião Miranda não será uma tarefa muito simples, pois a “cabeça do eleitor” é terra que ninguém pisa. (Pedro Souza/Portal Debate)

Vice-prefeito Luciano Dias – Foto: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!