Prazo de inscrições para o ProUni começa terça-feira

Candidatos que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2019, poderão se inscrever ao Programa Universidade Para Todos (ProUni), do Ministério da Educação (MEC), a partir desta terça-feira (28) até sexta-feira (31). É uma oportunidade de ingresso no ensino superior em instituições privadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas da rede pública ou da rede particular de ensino, neste caso, na condição de bolsistas integrais.

O programa oferta bolsas de estudo parciais, que cobrem 50% da mensalidade, e integrais em universidades privadas, em cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica. A seleção de candidatos é feita mediante dois critérios, sendo a análise das notas obtidas no Enem e a avaliação da renda familiar.

O ProUni possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita ao bolsista parcial financiar parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

Colaborador do projeto Dplay Pará, que promove aulões preparatórios ao Enem para alunos da rede estadual de ensino, o professor Diego Maia explicou que o primeiro passo do candidato deve ser a escolha do curso e verificar se a instituição de ensino está cadastrada no ProUni. “Para se candidatar a uma bolsa do ProUni, o candidato precisa ter alcançado a pontuação mínima de 450 pontos e não pode ter zerado a redação”, frisou.

Para não perder tempo, a recomendação é de que o aluno acesse o portal do ProUni para ler o edital que já está disponível e contém as informações necessárias para concorrer a uma bolsa. “Acesse o site oficial do ProUni. No ato de inscrição, será solicitado o número de CPF e de inscrição no Enem. Haverá um questionário com dados pessoais e financeiros e a quarta etapa é escolher duas opções de curso para concorrer a bolsa”, detalhou.

Quero Bolsa

Uma outra opção para obter desconto na mensalidade do curso em instituições privadas do ensino superior é fazer um cadastro na plataforma de serviços para o mercado educacional, a Quero Educação. Mais de 600 mil alunos já se matricularam com descontos de até 75% na mensalidade, até o final do curso, em todo o país, por meio do marketplace “Quero Bolsa”. O candidato pode matricular-se em cursos de graduação presencial ou à distância e de pós-graduação lato sensu, em instituições parceiras.

O “Quero Bolsa” possui parceria com 1.600 faculdades no Brasil. No Pará já foram destinadas 13.700 bolsas de estudos e em Belém já somam 3.400 bolsas. “As faculdades disponibilizam as vagas excedentes nos cursos com desconto. A pré-matrícula o aluno paga para o site e a segunda é diretamente para a faculdade. O desconto pode ser de até 75% e permanece até o final do curso”, esclareceu Marcelo Lima, diretor de marketing do site “Quero Bolsa”.

O site faz comparações entre as faculdades para que o aluno decida o que será mais viável. Os cursos mais procurados são direito, administração, enfermagem e pedagogia. Todas as instituições de ensino parceiras são regulamentadas pelo MEC. O site possui cursos a partir de R$ 80, sendo na modalidade à distância.

Cronograma ProUni 2020

As inscrições para o processo seletivo do ProUni referente ao primeiro semestre de 2020 serão efetuadas em uma única etapa, pela internet, no http://prouni portal.mec.gov.br/. As inscrições iniciam em 28 de janeiro de 2020 e seguem até 31 de janeiro de 2020.

Podem se inscrever os candidatos que realizaram as provas do Enem 2019.

Para concorrer às bolsas parciais ou integrais, o candidato precisa ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

Para se inscrever às bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita não pode exceder o valor de 1,5 salários-mínimos; ou parciais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos.

Para efetuar sua inscrição o candidato deverá, obrigatoriamente, informar seu número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada no referido Exame. Deverá informar ainda o endereço de e-mail e número de telefone válidos, além de dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar.

No ato de inscrição, o candidato deve informar até 2 opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita e a adequação aos critérios.

Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis na página do ProUni na internet, no endereço eletrônico hp://siteprouni.mec.gov.br, nas seguintes datas: Primeira chamada: 4 de fevereiro de 2020. Segunda chamada: 18 de fevereiro de 2020.

Quero Bolsa – https://querobolsa.com.br/

É um site na modalidade marketplace de educação que conecta alunos a instituições de ensino e oferece descontos em cursos de ensino superior, ensino básico, idiomas e intercâmbio. Atualmente, a plataforma conta com mais de 6 mil escolas parceiras, 1.600 instituições de ensino superior, 12 mil cursos de ensino básico, 10 mil cursos de idiomas e mais de 50 mil opções de intercâmbio. Para mais informações ligue para: 0800 940 0840.

DOL

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!