Povo Parkatejê interdita BR-222 e ameaça queimar rede de alta tensão próximo a Marabá

Povos indígenas da Comunidade Parakatejê interditaram a BR-222, na manhã de hoje (24), a altura da Reserva Mãe Maria, na divisa entre os municípios de Marabá e Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do Pará. De acordo com o Cacique Kuia, do Povo Gavião Parkatejê, o movimento exige a presença de um representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para resolver um passivo existente entre o governo federal e os povos indígenas Parakatejê.

Os índios exigem também a presença de representantes da Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e da Equatorial Energia (antiga Celpa). Os manifestantes argumentaram que as empresas não estão cumprindo o acordo financeiro para utilização das terras da Reserva Mãe Maria. Providências para se evitar as queimadas também fazem parte da pauta de reivindicação.

O trânsito na BR-222 foi interrompido às 9 horas e liberado próximo ao meio dia. “Vamos aguardar as respostas. Se ninguém vier aqui resolver os problemas da Comunidade, amanhã haverá novas manifestações”, afirmou uma liderança do movimento. Os guerreiros dançaram próximo à torre de alta tensão e cercaram os portes de energia elétrica com madeiras, indicando que poderão incendiar a estrutura, caso os problemas não sejam resolvidos.

Índios ameaçam queimar a rede de alta tensão

Fonte: Portal Debate Carajás

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!