Polícia destrói maquinários de garimpo que causou R$ 8 mi de danos em terras indígenas

Cerca de 20 maquinários de garimpo foram destruídos em operação da Polícia Federal, que combateu a atividade ilegal em terras indígenas no Pará. A PF estima um dano ambiental de, aproximadamente, R$ 8 milhões. A ação “Bezerro de Ouro” foi deflagrada na sexta-feira, 25, e encerrou nesta segunda, 28, e ocorreu no contexto da operação “Verde Brasil 2”. 

Por três dias seguidos, agentes partiram de helicóptero para três grandes áreas de garimpo, mapeadas dentro da terra indígena Munduruku. Ao final foram inutilizados 20 maquinários de garimpos entre pá carregadeiras, tratores e outros. 

Participaram da operação cerca de 30 policiais federais, incluindo integrantes dos grupos especiais, Força Aérea Brasileira e do Exército Brasileiro, além de agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

As investigações foram realizadas com o auxílio do sistema de monitoramento remoto contratado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que possibilita o acesso a imagens de alta resolução e alertas diários de detecção de mudanças ambientais com acompanhamento por satélite, o que permitiu a rápida localização das áreas de exploração ilegal. 

A primeira fase da “Bezerro de Ouro” iniciou no dia 6 de agosto, e cumpriu seis mandados de busca e apreensão e sequestro de bens contra um grupo apontado como um dos principais atuantes no garimpo ilegal na região.

Fonte: Roma News

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!