Uma equipe de policias civis de Marabá participou de uma instrução, em Belém, destinada à capacitação profissional de servidores, visando à implantação do Processo Administrativo Eletrônico (PAE). De acordo com o delegado Vinícius Cardoso, titular da 21ª Seccional de Polícia Civil, a jornada teve como objetivo a preparação dos servidores para lidarem com o PAE, pois haverá a extinção da tramitação de processos físicos no âmbito da Polícia Civil, no estado do Pará.

Segundo Vinícius Cardoso, os expedientes passarão a ser digital. Haverá extinção do uso de papel, dando celeridade ao trâmite e diminuição de custos operacionais. Durante reunião com o Delegado Geral, Alberto Teixeira, e com o Delegado de Polícia Civil do interior, José Humberto de Melo Júnior, os policiais civis apresentaram o resultado do trabalho e metas atingidas na cidade de Marabá. A equipe ainda recebeu orientações operacionais e novas metas a serem alcançadas.

Na gestão de Alberto Teixeira, a Polícia Civil do Pará deu prioridade a operações para cumprir mandados de prisão contra criminosos. Em Marabá, não está sendo diferente. Sob a Jurisdição da Superintendência do Sul e Sudeste do Pará, comandada pelo delegado Thiago Carneiro Rodrigues, a 21ª Seccional já realizou inúmeras operações policiais, em cumprimento a mandados de prisão contra criminosos, devido aos mais diversos crimes como homicídios, tráfico de drogas, invasões de terra, entre outros delitos. Além disso, os dados estatísticos ainda mostram uma diminuição considerável na quantidade de homicídios em Marabá.