DA REDAÇÃO — A Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia Especializada em Investigações de Crimes de Estelionato e Outras Fraudes (DEOF), vinculada à Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE), deflagrou nesta quarta-feira (16) a operação “Grafos”, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes na compra e venda de bens, como carros e imóveis.
A operação resultou no cumprimento de quatro mandados de prisão e oito de busca e apreensão nas cidades de Belém, Ananindeua, Castanhal e Igarapé-Açu. Além disso, foi determinada a suspensão e afastamento de atividades públicas em cartórios de Igarapé-Açu, onde as fraudes ocorriam.

De acordo com as investigações, um cartório em Igarapé-Açu falsificava documentos relacionados à compra e venda de bens. Entre os presos estão o proprietário do cartório, o substituto e dois escreventes, detidos em Ananindeua, Igarapé-Açu e Castanhal.
O delegado-geral Walter Resende informou que, após diversas diligências, foi possível reunir elementos que justificaram os pedidos de prisão preventiva da associação criminosa, deferidos pelo Juízo de Igarapé-Açu. As investigações revelaram crimes de falsificação de firma e escrituras públicas, além da falsificação de documentos de transferência de veículos, muitas vezes sem o conhecimento das vítimas.
A operação, coordenada pelo delegado Wellington Vale Sousa, envolveu mais de 30 policiais civis. Todo o material apreendido passará por perícia para auxiliar nas investigações, que continuam com o objetivo de esclarecer completamente os crimes cometidos pela organização. (Portal Debate, com Agência Pará)



