O barqueiro, Givanildo Tavares Barbosa, foi detido, neste final de semana, depois de ser flagrado com 16 búfalos, a caminho do matadouro da cidade de Cachoeira do Arari. Os bubalinos foram furtados na zona rural da vizinha cidade de Santa Cruz do Arari, no Arquipélago do Marajó, nordeste do Pará.
Segundo o Boletim de Ocorrência, os policiais de Santa Cruz do Arari receberam a denúncia de que um barco transportava 16 bubalinos com suspeita de terem sido furtados em fazendas da região. A embarcação foi localizada já no matadouro em Cachoeira do Arari.
O fazendeiro Carlos Augusto Mendonça, reconheceu duas reses do seu rebanho da Fazenda Santa Fé . O pecuarista foi a Delegacia de Polícia Civil e registrou a ocorrência. Já Givanildo Barbosa, piloto do barco, foi ouvido e liberado por falta de flagrante.
O barqueiro ficou como fiel depositário das outras 14 reses. Ele não Guia de Transporte Animal (GTA) emitidas pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), logo existe uma grande chance dos bubalinos serem produto de furto de fazendas de Santa Cruz do Arari. (Portal Debate, com Notícias Marajó)


