PM do Pará tem destaque por redução da criminalidade em Congresso na Região Norte

Com o objetivo de debater temas voltados à ratificação do Estado Democrático de Direito, o evento abordou problemas econômicos e sociais comuns que afetam as regiões em que atuam os militares.
Crédito: Reprodução

A Polícia Militar do Pará (PMPA) participou, na quarta-feira (12) e quinta-feira (13), do 1° Congresso das Polícias Militares da Região Norte, em Manaus. Com o objetivo de debater temas voltados à ratificação do Estado Democrático de Direito, o evento abordou problemas econômicos e sociais comuns que afetam as regiões em que atuam os militares. No Congresso, houve a apresentação de boas práticas das corporações, a partir de representantes das polícias do Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima.

O comandante-geral da PMPA, coronel Dílson Júnior, representou o Pará, que foi destaque entre os Estados que participaram do evento, como o ente que mais reduziu os índices de criminalidade, especialmente os crimes Violentos Letais Intencionais, nos últimos quatro anos. Além dos avanços sobre recursos estruturais e humanos.

No primeiro trimestre deste ano, o Pará foi reconhecido pelo Monitor da Violência por apresentar redução de 14% dos índices de criminalidade, o que garantiu a classificação do estado no 5º lugar do Brasil no ranking dos entes que mais registraram redução.

“Além do reconhecimento no estudo nacional, agora, fechamos o mês de junho como o melhor da linha histórica desde 2010, e o segundo melhor entre todos os meses durante essa linha histórica. Isso é muito importante para sabermos que estamos no caminho correto, alinhar as estratégias e saber o que ainda precisa e pode ser feito. Além disso, fechamos o semestre com redução, visto que desde o trimestre isso já vinha sendo confirmado pelo monitor da violência, e pretendemos finalizar mais um ano, que é 2023, com destaque nacional na redução da criminalidade, garantindo assim a paz social e segurança da população paraense”, ressalta Ualame Machado, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Durante os dois dias de evento, foram realizadas palestras, mesas redondas, e a assinatura de uma Carta de Intenção, pelos gestores das corporações participantes, com o comprometimento em adotar estratégias de integração, cooperação e gestão compartilhada, com metas comuns, visando a modernização e constante intercâmbio informacional entre as polícias. (Agência Pará)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!