Pirarucu sendo resgatado / Foto: Regiane Rocha

A Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas capturou um pirarucu de aproximadamente 80 kg na represa do Parque Cesamar, na região Central de Palmas, nesta quarta-feira (16). O peixe estava no leito do córrego Água Fria, que corta o Parque Cesamar, próximo à ponte de madeira que fica na parte norte da pista de caminhada.

De acordo com os agentes ambientais envolvidos na operação de captura, com o aumento das chuvas, os dois peixes corriam o risco de descer para o córrego e ficar mais longe do Parque, dificultando a captura e aumentando assim o risco de serem capturados por predadores.

Durante a operação de resgate, que envolveu dez homens da Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas, foi usada uma rede e uma padiola (instrumento no formato de tabuleiro de quatro varais) para o transporte do pirarucu. Depois de algumas tentativas, os agentes conseguiram resgatar o peixe.

Depois de capturado, o pirarucu foi acondicionado em uma padiola, levado até uma viatura da Guarda Metropolitana e transportado até a parte mais alta do Parque Cesamar, acima das piscinas. No local, o peixe foi solto de volta ao seu habitat natural.

Devido à chuva intensa que ocorreu na manhã desta quarta, a operação de captura do segundo filhote de pirarucu foi suspensa e deverá ser realizada em breve. O pirarucu também é conhecido com pirosca ou bacalhau da Amazônia em algumas regiões do País.

AF Notícias