PF prende cacique por porte ilegal de arma de fogo no interior do Pará

Valdir Bep-y, da etnia Kayapó, foi preso, na manhã desta terça-feira (30/5), durante uma operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) para cumprir mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, na cidade de Novo Progresso.
Foto: Reprodução

NOVO PROGRESSO (PA) – O cacique, identificado como Valdir Bep-y, da etnia Kayapó, foi preso, na manhã desta terça-feira (30/5), durante uma operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) para cumprir mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, na cidade de Novo Progresso, no oeste do Pará.

De acordo com informações locais, outro indígena, que não teve o nome divulgado, também foi preso por porte ilegal de arma de fogo. Os mandados de busca apreensão foram expedidos pela Justiça Federal de Altamira. Além dos dois presos, outros indígenas e dirigentes da Associação Indígena Mantino foram alvo da operação realizada pela PF.

Os dois foram presos porque portavam arma de fogo sem a documentação necessária para posse ou porte. Os dirigentes da Associação Indígena Mantino (AIM) foram alvo de denúncia junto ao Ministério Público Federal (MPF) que apontava que os líderes mantinham armas de fogo ilegalmente na Reserva Indígena Kayapó.

Houve protesto e a Delegacia de Polícia Civil de Novo Progresso foi isolada e teve portões fechados, sem atendimento ao público, para segurança do local, porque houve tentativa de se resgatar os presos. O clima continua tenso na cidade de Novo Progresso. (Portal Debate, com Folha do Progresso)

Bep-y Kaiapo (Foto:Reprodução Facebook)
Cacique Valdir Bep-y – Foto: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!