PF prende “antropólogo dos ruralistas” no interior do Pará

Edward Luz foi detido, nesta sexta-feira (25), em Altamira, mas pagou fiança e responde ao processo em liberdade.
Edward Luz - Crédito: Reprodução

ALTAMIRA, OESTE DO PARÁ – O homem identificado como Edward Luz, conhecido como “antropólogo dos ruralistas”, foi preso, nesta sexta-feira (25), em Altamira, no sudoeste do Pará. O suspeito faz parte da militância bolsonarista na Amazônia.

Edward foi expulso da Associação Brasileira de Antropólogos (ABA), no ano de 2013, por não parar com as afirmações equivocadas e reducionistas, inteiramente desprovidas de rigor e embasamento científico a respeito de diversos temas.

De acordo com a Polícia Federal (PF), em Altamira, na tarde de desta sexta-feira, o IBAMA, juntamente com a Força Nacional, conduziram para a Delegacia de Polícia Federal uma pessoa acusada de obstruir ação fiscalizatória contra garimpos ilegais em Terra Indígena. O “antropólogo dos ruralistas” é a favor da demarcação de terras indígenas.

Por meio de nota, a PF afirmou que teria obtido informações de que as manifestações contra a fiscalização realizada em terras indígenas teriam iniciado no decorrer da semana, na zona urbana e rural da Altamira, onde os manifestantes exigiam que cessassem as ações fiscalizatórias do IBAMA contra os garimpos, nas ações da operação Guardiões do Bioma em Altamira.

Edward Luz foi detido e acusado de obstruir as ações de fiscalização. Segundo informações locais, os manifestantes bloquearam a passagem das equipes do Ibama ao aeroporto de Altamira, onde estavam as aeronaves. O elemento já foi preso outras vezes devido ao mesmo problema.

Na ocasião, ao se identificar como líder do grupo de manifestantes, Edward Luz foi conduzido à Delegacia da PF e foi autuado, em flagrante, por obstruir a ação fiscalizatória do poder público no trato de questões ambientais. Ele posteriormente solto depois do pagamento de fiança arbitrada pela autoridade policial e deverá responder ao processo na Justiça Federal. (Portal Debate, com Roma News)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!