A Polícia Federal (PF) pediu ao STJ autorização para indiciar o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), por “condutas delituosas” na compra de respiradores para tratamento de pacientes com covid-19. Além do governador, outras sete pessoas serão indiciadas, entre elas o ex-secretário de Saúde do estado, Alberto Beltrame.
Segundo relatório sob sigilo obtido pela revista Época, o governador e outros acusados “tiveram condutas que se amoldariam à prática de crimes licitatórios, crimes de falsidade documental e ideológica; corrupção ativa e passiva, prevaricação e lavagem de capitais”.
Em junho do ano passado, a Polícia Federal deflagrou a Operação Para Bellum, com o objetivo de investigar supostas fraudes em contratos da área de saúde, especialmente em relação à importação de respiradores pelo governo do Pará.
Na decisão que autorizou a operação, o ministro Francisco Falcão chegou a determinar a indisponibilidade dos bens de Helder e de três secretários, no valor do prejuízo do contrato – R$ 25 milhões.
Fonte: O Antagonista