PF desarticula grupo que fraudava o INSS em Marabá

Crédito: Polícia Federal

Em Marabá, no sudeste do Pará, a Polícia Federal (PF)deflagrou hoje, 9, a operação “Improbitis”, com o objetivo de desarticular associação criminosa responsável pelo cometimento de fraudes contra Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Na ação foram cumpridos quatro mandados, busca e apreensão e prisão temporária.  

De acordo com as investigações, a associação criminosa atuava por meio de servidor público que, no uso de seus acessos funcionais, reativava benefícios suspensos e transferia-os para outras Agências da Previdência Social.

Posteriormente, o servidor fazia a inserção de procurações falsas na base de dados do INSS e permitia que os demais associados pudessem atuar diretamente perante instituições bancárias realizando transações financeiras – saques, transferências e pagamentos – com os valores creditados a beneficiários da previdência social.

As investigações apontam que o prejuízo gerado aos cofres públicos federais é superior a R$ 100 mil. Com a atuação integrada entre a Polícia Federal e o INSS, evitou-se um prejuízo mensal superior a R$ 8 mil.

Os investigados irão responder pelos crimes peculato eletrônico, associação criminosa e estelionato majorado. Além dos detidos, outras pessoas estão sob investigação por integrar a associação criminosa.

Fonte: Roma News

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!