PF apreende avião de igreja evangélica com 290 kg de maconha no Pará

Polícia Federal não divulgou o nome dos envolvidos na apreensão da droga no Aeroporto de Belém, neste sábado (27).
BELÉM (PA) – Na manhã deste sábado (27), a Polícia Federal (PF) apreendeu uma aeronave, modelo Bonanza, com cerca de 290 quilos de skunk, um tipo de maconha concentrada, em Belém, no Pará.
.

De acordo com informações preliminares, a proprietária da aeronave poderá ser a Igreja Quadrangular, mas o avião seria usado pelo ex-deputado federal Josué Bengtson, de 78 anos, e por seu filho, Paulo Bengtson, também ex-deputado federal e hoje integrante do governo do Pará, como titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

O pastor Josué Bengtsons é o líder espiritual da Igreja do Evangelho Quadrangular no Estado do Pará. A aeronave, tioo monomotor, estava em um hangar do Aeroporto Internacional de Belém, onde estava sendo abastecida para destino desconhecido, porém foi interceptada pela Polícia Federal.

Segundo o jornalista Diógenes Brandão, além do controle da Igreja do Evangelho Quadrangular, a família Bengtson tinha até mês de abril de 2023, o controle do PTB no Pará, mas perdeu o Partido depois do Diretório Nacional decidir trocar o comando do partido para o ex-deputado estadual Márcio Miranda.

A Redação do Portal Debate checou o caso e descobriu que, conforme as primeiras investigações, não existe nenhum indício de envolvimento da família BBengtson com o transporte da droga. A PF divulgou a nota abaixo:

Foto: Reprodução PF/Pará

NOTA

Belém/PA – A Polícia Federal prendeu, na manhã deste sábado (27/05), uma pessoa que estava prestes a transportar 290 quilos de skunk, um tipo de maconha concentrada. A droga seria levada de avião monomotor para fora do Estado, mas antes da decolagem foi feito o flagrante, em um hangar de voos particulares do Aeroporto Internacional de Belém.

A partir de informações de inteligência do Núcleo de Polícia Aeroportuária da PF, soube-se que havia um carregamento de entorpecente com plano de voo a Petrolina/PE. Minutos antes da decolagem, prevista para 7h30, o responsável pela droga foi abordado, enquanto caminhava do pátio à aeronave. Ao ver a polícia, correu para fora do aeroporto mas foi alcançado.

A droga ocupava todo o espaço que sobrava na aeronave, além dos assentos para um passageiro e o piloto. O forte odor indicava que o avião já estava carregado havia horas, no aguardo da decolagem.

Detalhes da circunstância do crime serão investigados a partir de inquérito aberto.

O homem foi autuado em flagrante por tráfico interestadual de drogas. O piloto não foi preso, pois não foi verificada participação dele no crime. A aeronave foi apreendida, assim como o celular do preso.

Assessoria de Comunicação da Policia Federal no Pará.

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!