Passageiro denuncia golpe aplicado por motoristas de aplicativo em Marabá

Estelionato é praticado nas proximidades de grandes supermercados, na Orla de Marabá, centro comercial, em ruas ou praças movimentadas na Terra de Francisco Coelho.
Crédito: Reprodução

MARABÁ (PA) – Na tarde desta terça-feira (13), um usuário do serviço de táxi por aplicativo, cujo nome não será divulgado, procurou a Redação do Portal Debate para denunciar o que ele chamou de “Golpe da 99”, aplicado por motoristas estelionatários que trabalham com a empresa de transporte individual por aplicativo 99 App, em Marabá, no sudeste do Pará.

De posse da denúncia, a Reportagem solicitou diversas corridas pelo Aplicativo 99 e conversou com vários motoristas sobre o teor da denúncia. Em reservado, alguns profissionais do volante relataram que o golpe existe e está sendo aplicado sempre próximo a grandes aglomerações em Marabá, não pela maioria dos condutores, mas por uma minoria desonesta.

O golpe

De acordo com os próprios motoristas, o usuário solicita a corrida pelo Aplicativo 99, o taxista estelionatário verifica o local da chamada. Se o passageiro estiver nas proximidades de grandes supermercados, na Orla de Marabá, centro comercial, em ruas ou praças movimentadas, o condutor para o veículo a cerca de 100 metros do local da chamada, aguarda por volta de 4 minutos parado e informa à Empresa 99 que o passageiro não estava no local indicado.

De posse dessa informação, a 99 cobra a  “taxa de cancelamento” do passageiro e o motorista espertalhão recebe pelo serviço não prestado. “Nos últimos dias, os motoristas cancelaram 2 corridas solicitadas por mim, na Avenida Antônio Maia, local onde trabalho, mas eu não desconfiei de nenhuma irregularidade. No entanto, na tarde desta desta terça-feira (13), a conta chegou. A corrida que era para custar R$ 11,90, eu tive que pagar a quantia de R$ 24,70, narrou o reclamante.

O Aplicativo da 99 apresenta a opção para o usuário lesado reclamar e receber seu dinheiro de volta, mas nem todos os passageiros conhecem esse mecanismo, a mutreta passa despercebida e o dinheiro vai parar no bolso do larápio. O golpe já se tornou público e está passando da hora do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Polícia Civil, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) e a Empresa 99 tomarem as providências necessárias para coibir esse tipo de furto praticado por alguns motoristas picaretas em Marabá.

“99”

O Publisher não encontrou nenhum orientação aos usuários para se prevenir contra esse tipo de golpe no “Guia da Comunidade 99”. As informações constantes no Site da 99 se referem a outras situações ou problemas que podem ocorrer durante uma solicitação de corrida, menos ao golpe denunciado pelo usuário em questão.

Como a empresa denunciada não possui sede em Marabá, a Reportagem não conseguiu falar com nenhum representante, porém, caso a 99 queira se manifestar, o texto será acrescentado na matéria. (Portal Debate)

Crédito: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!