Parauapebas de Darci vira piscinão de lama com chuva

Estas cenas nem de longe indicam que Parauapebas é uma das cidades mais ricas do estado (e do país). Defesa Civil alega que nenhuma família foi desabrigada com o rio a 9,46 metros acima do normal

Sob o comando de Darci Lermen, Parauapebas amanheceu com casas e ruas cobertas por água nesta segunda-feira, 1º de março. A chuva forte que caiu durante a madrugada e boa parte da manhã deixou diversos pontos da cidade do Prosap – programa multimilionário de saneamento e macrodrenagem que virou piada entre a população – quase intrafegáveis. Verdadeiros piscinões de lama se formaram e até posto de combustível ficou submerso.

Em vídeo que viralizou nas mídias sociais, um morador ironiza as obras do rumoroso Prosap apontando, enquanto trafega pela Rodovia PA-275, para a Avenida Liberdade, no Bairro Rio Verde. Ele inicia a gravação da Rua do Comércio, que é um dos pontos mais dramáticos de alagamentos na cidade. As pessoas que residem e trabalham na localidade sofrem com o problema há vários anos. Um posto de combustível aparece nas imagens.

“Olha a grande obra do Prosap, menino. É o seguinte: os engenheiros do prefeito Darci fizeram foi um piscinão de lama na cidade. Quem precisa ir pra São Paulo e Rio de Janeiro atrás de piscina? Parauapebas aqui, menino. Tecnologia de ponta. Gestão Darci Lermen”, condena, com voz caricata.

Na Rua Araguaia, ainda no Rio Verde, a comunidade travou uma verdadeira luta contra a enxurrada de lama que Darci prometeu resolver com o seu super Prosap de milhões de dólares. Por lá, os moradores colocaram tábuas na porta de modo que a água não invadisse as residências. Cenas que contrariam o status de cidade entre as mais ricas do estado.

Já na Avenida Liberdade, como em enredo tragicômico, um vídeo replicado pelo Portal Pebas Notícias – sempre à frente dos acontecimentos – mostra um caminhão formando onda e dando um banho de lama em funcionários de uma loja de acessórios para veículos, tamanho o volume de água represada na via. A revolta foi geral entre os afetados, que direcionaram xingamentos ao motorista.

Nesta imagem, os moradores lutando contra a água. É só o começo

Ainda no Bairro Rio Verde, que é diretamente afetado pelo transbordamento do Igarapé Ilha do Coco, afluente do Rio Parauapebas, outra importante via de acesso foi tomada pela água corrente. Em vídeo, é possível ver um automóvel Fiat Doblô com água à altura dos faróis dianteiros tentando trafegar.

Pontos de alagamentos também foram registrados na Rodovia PA-160, no Cidade Jardim, e na Avenida Faruk Salmen, no Bairro Nova Vitória. A Defesa Civil informou, em nota, que nenhuma família foi desabrigada na cidade, mas há risco entre os bairros Brasília, na área da VS-10, e Primavera, sendo que o nível do Rio Parauapebas atingiu os 9,46 metros acima do normal. (Vinícius Soares/Debate Carajás)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!