O Governo Federal apresentou nesta quinta-feira, 16, o novo PAC que destina cerca de R$ 38,7 bilhões para investir principalmente em infraestrutura para a realização da COP-30 em Belém. Os recursos, destinados à melhoria da infraestrutura de áreas como transportes, infraestrutura, saúde, educação, saneamento, energia e habitação, impactarão diretamente a atividade turística paraense e foram anunciados durante cerimônia no Theatro da Paz, em Belém.
Serão revitalizados, por exemplo, atrativos turísticos importantes da capital, Belém, como a Capela Pombo e a tradicional Feira Ver-o-Peso. Entre concessões e investimentos privados, o incremento financeiro pode chegar a R$ 75 bilhões.
Ao lado dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; das Cidades, Jader Filho e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, além do governador, Helder Barbalho, o ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância do Novo PAC para potencializar o setor.
PROJETOS
Com o Novo PAC, as prioridades no estado são a melhoria dos aeroportos de Belém, Altamira, Parauapebas, Marabá e Santarém do Pará e dos portos de Barcarena, Belém, Santarém e Vila do Conde, que terão recursos para arrendamento e requalificação.
A infraestrutura de transportes terrestres também receberá incremento, com 18 projetos que incluem a retomada de obras na BR-163 e a pavimentação e construção de pontes em trechos da BR-230, importante corredor logístico paraense. Serão feitos ainda investimentos para a adequação da BR-316 (Castanhal – Trevo de Salinas), a conclusão da construção da BR-308 (Viseu – Bragança), a ponte sobre o Rio Xingu (BR-230), a derrocagem do Pedral do Lourenço e a implantação da infovia estadual.
Além disso, no setor ferroviário, estão previstos investimentos na Estrada de Ferro Carajás (EFC) e a elaboração dos estudos para a concessão da EF-170, a Ferrogrão. No total, serão cerca de R$ 8 bilhões para intervenções em rodovias e ferrovias.
O Novo PAC também inclui recursos para melhoria do Patrimônio Histórico, com a restauração da Capela Pombo, a revitalização da Feira Ver-o-Peso e a retomada das obras do CEU das Artes, no município Ananindeua, e do Centro de Iniciação ao Esporte, em Tucuruí.


