Marabá
31°C
Clear sky

Pará sobe em ranking de sustentabilidade ambiental

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou na última quinta-feira, 30, os resultados do Ranking de Competitividade dos Estados 2021. Nesta décima edição, a avaliação das unidades federativas foi ampliada para 86 indicadores. Entre os novos pilares está a Sustentabilidade Ambiental. Neste item, o levantamento passa a avaliar indicadores como desmatamento, recuperação de áreas degradadas e transparência de ações de combate ao desmatamento. O Pará ocupa o 2º lugar no ranking da recuperação de áreas degradadas, e o 3º lugar na transparência de ações de combate ao desmatamento.

O Estado avançou também nos pilares de Educação (+1) e Potencial de Mercado (+3).  “Esse avanço no ranking vem, principalmente, a partir de um acúmulo de esforços do governo do Estado para transição da forma de se fazer gestão ambiental no Pará. Assim, cientes da relevância do Pará nos resultados das emissões do País, instituímos o Plano Estadual Amazônia Agora – plano setorial de uso do solo e florestas ligado à Política Estadual de Clima -, em que fortalecemos instrumentos tradicionais de comando e controle, como a regularização ambiental, monitoramento e fiscalização, mas também estabelecemos novas possibilidades para o desenvolvimento socioeconômico, de forma Integrada, participativa e estratégica”, ressaltou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida.

Lançado pela primeira vez pelo CLP, o Ranking de Sustentabilidade dos Estados é uma adaptação do Ranking de Competitividade dos Estados a partir dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas (ONU, 2015), bem como critérios ESG (Environmental, Social and Governance) chancelados pela União Europeia em 2020, para valorização das boas práticas ambientais, sociais e econômicas dos estados.

Fonte: Roma News

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!