Pará lidera postos com carteira assinada em agosto na Região Norte

Estado ocupa 9ª posição no ranking nacional
Levantamento do Dieese Pará aponta com maior resultado positivo, em agosto, os setores da Construção Civil, Serviços e Comércio (Fotos Públicas)

Em agosto, o Pará foi o 9º estado que mais gerou empregos formais em todo o Brasil, de acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged/MTE). No comparativo entre admitidos e desligados, foram 6.903 contratações na modalidade CLT. O resultado também é o melhor de toda a região Norte para o período.

A análise mostra ainda que, no balanço nacional da geração de empregos formais registrados nos primeiros oito meses de 2023 (Jan-Ago), o Pará também se destaca na 10ª posição entre as demais unidades da federação com maior resultado positivo – 42,3 mil, novamente o melhor desempenho de todo o Norte neste período.

O estudo é parte integrante do projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, parceria da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) com o Dieese/PA.

Ainda considerando somente o mês de agosto de 2023, o destaque fica para o setor da Construção Civil, com um saldo positivo de 2.713 postos de trabalhos, seguido do setor Serviços com saldo positivo de 1.594. O setor Comércio teve 1.187 vagas criadas; o setor da Indústria, de 1.179; e na Agropecuária foram 230 carteiras assinadas.

Já no cenário dos empregos criados entre janeiro e agosto deste ano, o destaque fica para o setor da Serviços, com saldo positivo de 15.565; seguido da Construção Civil, 11.979; Indústria com 7.708; Comércio com 5.281; e Agropecuária com 1.820 postos de trabalhos formais gerados. (Portal Debate, com Oliberal)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!